domingo, 19 maio, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Feira registrou 10 mortes por gripe no primeiro trimestre de 2024

Os dados são da Vigilância Epidemiológica do município referentes aos meses de janeiro e março

O município de Feira de Santana, no centro norte do estado, registrou neste ano, dez mortes por gripe na cidade. Das dez mortes causadas pela gripe Influenza, três foram em crianças menores de dois anos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Feira de Santana referentes aos meses de janeiro e março deste ano.

Segundo a coordenadora da Viep, Carlita Correia, o número de óbitos tem acendido um alerta para o setor que acompanha e investiga os casos. “Dos dez pacientes que morreram, metade tinham algum tipo de comorbidade, como diabetes e cardiopatias. Desse total, apenas duas tem registro de vacina, os demais não tomaram ou não informaram”, pontuou.

A coordenadora ressaltou que , ao contrário do que se imagina, a doença tem feito vítimas jovens, pessoas na faixa dos 30 anos. “Quando pensamos em óbitos por viroses, a população costuma pensar em pessoas mais idosas, que têm alguma comorbidade e isso não é verdade. Temos registrados dois pacientes com 30 e 33 anos que não tinham nenhuma doença associada e morreram por Influenza”, relatou.

Uma das principais formas de evitar a doença é através da vacinação que está disponível para grupos prioritários de Feira de Santana nas 104 salas de vacina, localizadas entre a sede e a zona rural, de segunda a sexta-feira. Na cidade, mais de 31 mil pessoas já garantiram o reforço contra o vírus.

Feira de Santana, vista de cima Crédito: Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana

Arquivos