Da Redação
O domingo (8) será marcado por muita música, cores e tradição no Circuito Orlando Tapajós, no sentido Ondina–Barra, com a realização do Fuzuê, evento que integra a programação do pré-Carnaval de Salvador. Em novo dia no calendário oficial, a festa volta a ocupar as ruas a partir das 14h, reunindo fanfarras, grupos culturais e atrações para todas as idades.
Com proposta voltada à valorização da cultura popular e à promoção de um Carnaval democrático, o Fuzuê transforma o circuito em um grande desfile a céu aberto, reunindo famílias, crianças, jovens e idosos. A programação inclui manifestações culturais tradicionais e apresentações musicais que atravessam diferentes gerações.
“O Fuzuê segue como um espaço de encontro entre gerações, com fanfarras, grupos culturais, atrações para todas as idades e o tradicional desfile de bikes, que simboliza essa ocupação criativa e cidadã do espaço público. É um momento de celebração da cultura popular, do lúdico e da participação das famílias no Carnaval”, destaca a organização.
O encerramento da festa ficará por conta do grupo Mudei de Nome, liderado por Ricardo Chaves. Integrante da banda, o cantor comemorou a missão de fechar o evento no domingo que antecede oficialmente o Carnaval.
“Fazer o encerramento do Fuzuê é um prazer muito grande para nós, porque mantemos essa tradição de tocar no domingo. Vimos o Furdunço crescer e se transformar nesse evento gigantesco. Quando conversamos com a Prefeitura para preservar esse dia, vislumbramos a possibilidade de fechar o Fuzuê com a mesma alegria de sempre, no pranchão, mais próximos do público. Vamos encerrar com chave de ouro o fim de semana que antecede o Carnaval”, afirmou.
Marchinhas, axé e tradição
A programação tem início com o tradicional desfile de bicicletas fantasiadas, seguido pela apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal de Salvador. O encarregado da banda, Leandro Magalhães, ressaltou que, apesar da mudança de data, o espírito do evento permanece o mesmo.
“A banda vai celebrar com antigas marchinhas de Carnaval, como ‘Me Dá um Dinheiro Aí’ e ‘Mamãe Eu Quero’, sem deixar de fora clássicos do axé, como ‘Chame Gente’ e ‘We Are Carnaval’. Esperamos todos para celebrar essa grande manifestação cultural que é o Fuzuê”, disse.
Ao longo da tarde e da noite, mais de 40 atrações culturais desfilam pelo circuito, incluindo fanfarras, grupos folclóricos, afoxés, quadrilhas juninas, bandas marciais e escolas de samba, reafirmando o caráter plural e inclusivo da festa.
Programação do Fuzuê (a partir das 14h)
Bike Salvador Fantasia + Banda da Guarda; Giraingonça; Fanfarra Legião do Pedro Ribeiro; Bamcac; Fanfarra BBG; Quabales; Fanfarra Bamupi; Grupo Cultural Commanche do Pelô; A Mulherada; Coral Cantart; Grupo Folclórico Zambiapunga; Chegança dos Marujos Fragata Brasileira; Banda Marcial Dinah Gonçalves; Leva Eu; Banda Marcial Navarro de Brito; Quadrilha Junina Forró Asa Branca; Baianas do Reino de Oyá; Filó Brincante; Charanga Tamirzinho Kids; Orquestra Popular e os Mascarados de Maragogipe; Grupo Cultural de Mascarados Maralegria; Quadrilha Junina Imperatriz do Forró; Quadrilha Forró ABC; Fuzuê Junino; Cia. de Danças e Folguedos; Charanga do Pinguço; Quadrilha Junina Capelinha do Forró; Afoxé Relíquias Africanas; Escola de Samba Filhos da Feira; Marcha das Drags; Bandinha Samba e Folia; Afoxé Babá Afoman; Pierrot Tradição de Plataforma; Grupo Cultural Imperatriz; Afoxé Filhos de Korin Efan; Quadrilha Junina Forró do Luar; Cangaceiros de Ipitanga; Bando Anunciador; Grupo Cultural Folguedo; Lindroamor Axé; Quadrilha Junina Forró; Mandacaru; Paroano Sai Milhó; Bloco Extraclasse; Mudei de Nome.
