Visitação foi suspensa depois que tentativa de assalto deixou dois funcionários feridos
A Galeria do Mercado Modelo, no bairro do Comércio, será reaberta nesta quinta-feira (26). A visitação foi suspensa depois que um funcionário foi baleado de raspão na perna e uma bombeira civil teve a cabeça e o punho feridos durante uma tentativa de assalto, na terça-feira (24). O homem com uma faca tentou assaltar um casal, mas uma das vítimas estava armada e o bandido foi baleado.
O crime aconteceu na tarde terça-feira (24), em frente ao Mercado Modelo. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) informou que, após a tentativa de assalto, a galeria foi fechada e que o funcionamento será retomado na quinta-feira (26). A pasta também informou que os dois funcionários foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que já estão em casa.
A Galeria fica no subsolo do Mercado Modelo e conta a história do edifício, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através das peças dos artistas soteropolitanos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A. Segundo a prefeitura, o objetivo é preservar a memória através de um projeto que destaca personagens importantes para a história do local, como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Senhora, Mestre Caiçara.
No local o público encontra imagens do mercado que foram restauradas, obras expostas e iluminação especial, pensada para dar destaque, também, à arquitetura do edifício. A Galeria Mercado tem fotos tiradas por nomes como Arlete Soares, Amanda Tropicana, Estúdios Gonçalves, Pierre Verger e Lázaro Torres. A curadoria é de Thais Darzé e o horário de funcionamento é das 10h às 14h, de terça-feira a domingo. Diariamente formam-se filas para visitar o espaço.