Uma equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visitou, nesta quarta-feira (23), uma vinha no distrito de Pedra Branca, zona rural do município de Santa Terezinha, no Território Piemonte do Paraguaçu. O objetivo da ação é realizar um estudo de viabilidade visando o apoio à implantação de uma vinícola artesanal, em parceria com a Prefeitura Municipal.
A visita técnica teve a participação do coordenador de Agroindústrias da CAR, Wanderley Gomes; do coordenador do Engenharia da CAR, Gilvam Jardim; do professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Aparecido Lima; do consultor Rogério Ern, da empresa de consultoria de projetos Agroindustriais de Santa Catarina; e do prefeito de Santa Terezinha, José Santana.
De acordo com Wanderley Gomes, a região apresenta viabilidade no processo de implantação de uma vinícola artesanal, que possa valorizar a cultura local, envolvendo também o turismo na região, em parceria com a prefeitura. “O vinho é o grande atrativo dessa região, propícia para o desenvolvimento da viticultura. A intenção é desenvolver um projeto que possa agregar valor à produção do vinho, envolvendo o turismo na sua arquitetura, além de um espaço que possa comercializar não só o vinho, mas outros produtos da região”, explicou.
O professor Aparecido avaliou positivamente a atividade realizada no município de Santa Terezinha. “Essa viagem foi muito proveitosa, nessa região que é belíssima, com grande potencial na viticultura. Visitamos várias propriedades e algumas vinícolas, com um sistema antigo de produção. Nesse sentido, acho que seria muito importante trabalhar a implantação de novos vinhedos, além da formação das pessoas que irão trabalhar na vinícola, o que vai trazer um grande desenvolvimento para a região que já tem a cultura da viticultura bem estabelecida”, afirmou.
Na missão voltada à viticultura em Santa Teresinha foi realizada uma análise das características de uma vinha, o processo de produção do vinho e as exigências do mercado do enoturismo. O objetivo é desenvolver um projeto de vinícola que contemple soluções para as questões específicas ligadas a esta produção e ao turismo, além da funcionalidade, racionalidade e viabilidade econômica para os agricultores familiares.