Parceria entre OSID e Neoenergia Coelba promove instalação de usina solar e de sistema para armazenamento na unidade de saúde
O Hospital Santo Antônio, instituição central das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), é a primeira unidade de saúde filantrópica do país a receber, com recursos do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um sistema de armazenamento de energia, além de uma usina solar para gerar e fornecer energia limpa para uso do hospital. Já instalados e em funcionamento, os sistemas são fruto de uma parceria entre as Osid e a Neoenergia Coelba, que investiu R$ 7 milhões na instalação dos sistemas.
Segundo a distribuidora de energia, com a capacidade instalada de 800 kWp, a usina solar deve gerar em média 3.100 kWh/dia, enquanto o sistema de armazenamento de energia é capaz de fornecer 1.800 kWh no horário de pico da distribuidora. Essa infraestrutura possibilita, ainda de acordo com a empresa, que as Osid reduzam em aproximadamente 15% o consumo total de eletricidade do hospital. O armazenamento, de acordo com a Neoenergia Coelba, atenderá a 70% da demanda por energia entre as 18 e 21 horas, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.
A estimativa da empresa é que a economia gerada alcance 1.050 MWh ao ano, reduzindo em 600 kW a demanda no horário de maior consumo. Essa melhoria, calcula a distribuidora, resultará em uma economia anual superior a R$ 1,4 milhão, verba que poderá ser, por exemplo, redirecionada para a ampliação dos serviços assistenciais oferecidos pela instituição.
A superintendente das Osid, Maria Rita Pontes, celebrou a iniciativa como um marco para a instituição, reforçando o compromisso social e ambiental das Obras Sociais Irmã Dulce. Para ela, a nova usina solar e o sistema de armazenamento de energia traduzem o compromisso da parceria com a sustentabilidade ambiental e social, possibilitando que os serviços prestados à população – sobretudo a mais necessitada – sejam mantidos.
Foto: Divulgação