quarta-feira, 21 fevereiro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Ibametro aponta irregularidades em 50% dos pescados

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) – órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – em parceria com o Procon-BA, fiscalizou 25 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, mercadinhos e feiras livres, na segunda quinzena de março, no âmbito da Operação Páscoa, em Salvador.

Os produtos foram coletados e analisados em laboratório metrológico para averiguar se o conteúdo estava de acordo com o indicado na embalagem. No item ‘pescados’, a reprovação atingiu 50%, considerando os 24 tipos de pescados examinados. Já o item ‘ovos de páscoa’ alcançou a reprovação de 6% entre os 74 tipos de produtos averiguados. Foram também fiscalizados castanhas, camarão, amendoim, azeite de dendê e leite de coco, itens com uma reprovação média de 10%.

“Todos os produtos coletados nos estabelecimentos comerciais passaram por exame em laboratório. Foram reprovados aqueles com peso abaixo do indicado na embalagem, lesando o consumidor”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Ao desconfiar de irregularidades, o consumidor deve denunciar a Ouvidoria do Ibametro pelo 0800-0711888. Os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades têm até dez dias para apresentar defesa ao Ibametro. Eles estão sujeitos a multas que podem chegar a R$1,5 milhão, conforme critérios como reincidência e porte do estabelecimento.

Arquivos