13 de agosto de 2022 às 20:52
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Inaugurada unidade de atendimento socioeducativo Professor Wanderlino Nogueira Neto em Vitória da Conquista


Publicado em: 14/06/2022 14:51
Por: Redação Bahia Municipios com Agências Foto: Divulgação


Mais um importante instrumento para o atendimento socioeducativo foi entregue. Desta vez, a ação foi de inauguração da Comunidade de Atendimento Socioeducativo – CASE, intitulada Professor Wanderlino Nogueira Neto, localizada no sudoeste do Estado, o que representa mais um ganho no que se refere a descentralização e seguindo o projeto de interiorização do Governo do Estado, para atender ao número necessário de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Nesta terça-feira (14), está sendo feita Formação Básica em Socioeducação para os novos trabalhadores que atuarão na unidade.

Para o Governador Rui Costa, acolher esses adolescentes e jovens é mais do que se fazer cumprir uma medida socioeducativa, mais sim abrir novos horizontes para esses educandos. “De acordo com o governador, mais importante que o equipamento é o serviço que será prestado na unidade. “É um lugar de acolhimento e ressocialização de jovens em conflito com a lei. O que mais importa aqui é a iniciativa do Governo do Estado em buscar referência mundial de sucesso na recuperação desses jovens. O maior investimento não é no prédio em si, mas na manutenção e na prestação do serviço”, ressaltou.

“Foram 23 milhões de reais investidos, entre o Governo Federal e o Governo do Estado, para culminar nisso que estamos presenciando hoje. A importância da unidade é fundamental neste momento, não só para Vitória da Conquista como para toda a região. São territórios que estarão usufruindo deste instrumento de ressocialização, mostrando aos jovens que um outro caminho é possível”, pontuou o secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, pasta da qual a FUNDAC é integrante.

A obra da CASE, Professor Wanderlino Nogueira Neto, teve um investimento de R$ 22,3 milhões, e segue ainda as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, que organiza e executa as medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes que cometem atos infracionais.  O modelo mencionado pelo Governador, foi encontrado na empresa GINSO que será responsável pela operacionalização da unidade, juntamente com a gerente Agnes Prates. Na ocasião, o presidente da GINSO, Alfredo Santos Garcia, saudou os demais dirigentes e enfatizou ser os jovens o nosso futuro. Por isso, se faz tão importante esse trabalho de ressocialização.

A unidade tem 90 vagas e estrutura padrão, que contempla espaços de lavanderia, refeitório, administração, frigorífico, internação, área pedagógica (escola, biblioteca e auditório), entre outros. “Assegurar esses direitos é crucial para o cumprimento da medida socioeducativa de forma humanizada”, afirmou a diretora geral da Fundac, Regina Affonso. Ela ainda destacou que a unidade vai beneficiar 150 municípios o que reforça a ideia de interiorização, fazendo com que os educandos fiquem mais próximos de seus familiares; bem como lembrou da importância da sociedade acolher também essas pessoas no pós-medida. A inauguração ocorreu no último dia 10.

Wanderlino Nogueira 

O nome da unidade foi escolhido em homenagem ao ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público, professor e reconhecido por todas e todos internacionalmente pela a sua atuação em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes – este último, foco de todo o trabalho realizado pela FUNDAC. Os familiares comtemplaram a homenagem, realizada pelo Governo do Estado, estando presentes na cerimônia: Zonita Lima Brasil Nogueira, e os filhos Laura Nogueira e Pedro Nogueira.

Comentários