5 de agosto de 2021 às 05:48
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Inscrições para o Enem 2018 têm início nesta segunda-feira (7)


Publicado em: 04/05/2018 7:32
Por:


Até este sábado (5), o MEC anuncia o resultado dos recursos contra a negativa da isenção

A partir das 10h desta segunda-feira (7), será iniciado o período de inscrições no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 e o prazo segue até às 23h59 do dia 18 de maio. O valor da inscrição é R$ 82 e deverá ser pago tanto por candidatos que não solicitaram a isenção quanto os que não foram contemplados com o benefício, mas é obrigatório que todos os futuros participantes se inscrevam no exame. O período para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) tem início também em 07 de maio, mas será encerrado no dia 23 do respectivo mês.

Saiba mais: confira calendário do ENEM 2018

Resultado do recurso
Antes da abertura das inscrições, os participantes que apresentaram recurso contra a negativa de isenção, poderão conferir o resultado neste sábado, 05 de maio. Dos 3,8 milhões de pedidos feitos, 13% não foram contemplados. A possibilidade de recurso foi uma das novidades anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 21 de março, com a divulgação do edital do ENEM 2018.

Segundo o Inep, os futuros participantes teriam direito a solicitar a isenção de quatro formas diferentes: por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), caso tenham atingido a proficiência na edição 2017; concluintes do ensino médio em escola pública; inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); e candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais em escolas privadas, além de ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Importância do ENEM para a graduação
O exame é uma das principais formas de ingresso na graduação em instituições públicas, uma vez que é necessário para a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também permite ingresso em instituições privadas, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Saiba mais: mais de 87% dos pedidos de isenção no ENEM 2018 são contemplados

Estas, no entanto, não são as únicas formas de ingresso na graduação. O estudante que desejar iniciar o seu curso imediatamente pode recorrer às bolsas de estudo do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país. Com mais de 240 mil bolsas de estudo para o ensino superior, o Educa Mais oferta bolsa de estudo de até 70%, com desconto nas mensalidades.

Comentários