quarta-feira, 28 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

IPVA 2026: Desconto de 15% no pagamento vai até dia 10 de fevereiro

Da Redação

A Bahia está entre os estados que oferecem os maiores descontos do país para quem optar pelo pagamento antecipado do IPVA 2026. O abatimento de 15% é válido para contribuintes que quitarem o imposto em cota única até o dia 10 de fevereiro, prazo final para garantir a economia.

As condições de pagamento e a tabela do IPVA 2026 estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). Além da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Piauí também concedem desconto de 15%. O Amapá lidera o ranking nacional, com abatimento de 20%, enquanto a maioria dos estados oferece percentuais inferiores a 10%.

Desconto de 8%

Assim como nos anos anteriores, permanece o desconto de 8% para quem optar pelo pagamento do IPVA 2026 na primeira cota do parcelamento, cujo vencimento varia conforme o final da placa do veículo. Já o parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, com início em março para veículos com placas finais 1 e 2.

Para aderir ao parcelamento, o valor do imposto deve ser de, no mínimo, R$ 120. Além disso, o contribuinte precisa quitar a taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito até o vencimento da quinta parcela. O atraso no pagamento da primeira cota elimina automaticamente o direito ao parcelamento.

Os valores do IPVA 2026 foram calculados com base na Tabela de Valores Venais da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), considerando preços praticados em outubro de 2025. Segundo a Sefaz-BA, a variação média ficou abaixo da inflação.

Facilitar o pagamento

De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Augusto Guenem, a política de descontos e parcelamento busca ampliar o acesso ao pagamento do imposto. “Apresentar opções que facilitem ao máximo o pagamento pelos contribuintes, permitindo um melhor planejamento para a quitação do imposto”, afirmou.

O pagamento do IPVA pode ser feito à vista via Pix, em qualquer instituição bancária. Já o licenciamento integrado, que inclui IPVA, taxa de licenciamento e multas, pode ser realizado de forma totalmente digital pela plataforma ba.gov.br.

Atualmente, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,7 milhões de veículos. O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Estado, com divisão igual dos recursos entre o governo estadual e o município onde o veículo está emplacado.

Alertas do Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia alerta que o licenciamento completo do veículo exige a quitação do IPVA, da taxa de licenciamento e de possíveis multas. O prazo final para regularização é a data de vencimento da quinta parcela do imposto.

O órgão também reforça que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado ao endereço do contribuinte. O documento deve ser impresso ou salvo em formato digital no celular após o pagamento integral do licenciamento.

Arquivos