quarta-feira, 26 março, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Irmã de Adolfo Menezes, Hildinha ganha cargo no governo Jerônimo

Nomeação de Hildinha Menezes reforça influência política de sua família no governo estadual

A vereadora de Campo Formoso em 2024, Hildinha Menezes (PT), que também ocupa a posição de segunda suplente do senador Otto Alencar (PSD), foi nomeada para um cargo no governo do estado da Bahia.

Hildinha é irmã do deputado estadual e presidente afastado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), uma das principais lideranças políticas do estado.

A nomeação de Hildinha no governo estadual está diretamente ligada à  relação familiar com Adolfo, além de um acordo com seu primeiro suplente na Câmara Municipal de Campo Formoso, João Pedro (PT).

Por meio de ato assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), Hilda Maria Monteiro de Menezes Oliveira assumiu a função de diretora de Finanças da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). A pasta é comandada pelo ex-deputado estadual Tum Torres (Avante).

O encaminhamento desta movimentação política foi indicado por Adolfo Menezes em dezembro de 2023. Na ocasião, o parlamentar afirmou ao portal Bahia Notícias que sua irmã não assumiria o mandato na Câmara para permitir que o suplente exercesse as atividades legislativas.

Nas eleições de 2022, Hildinha integrou a chapa de reeleição do senador Otto Alencar como segunda suplente. Em 2024, foi a sétima candidata mais votada em Campo Formoso, com 1.570 votos, em um município que elege 15 vereadores.

Antes do pleito municipal, Hildinha migrou do PSD para o PT, partido pelo qual disputou as eleições. Com a mudança, ambos os suplentes de Otto Alencar no Senado passaram a ser do PT, já que o ex-prefeito de Ibotirama e primeiro suplente, Terence Lessa, também integra a legenda.

Hildinha Menezes é irmã do presidente afastado da AL-BA | Foto: Facebook/Adolfo Menezes

Arquivos