domingo, 13 outubro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Isaac Nery aposta em polarização com Augusto Castro nas eleições

Nery era um dos nomes considerados por ACM Neto (União) para ser o candidato único da oposição na cidade

Mesmo sem firmar alianças com outros partidos, o PDT decidiu apoiar a candidatura do médico Isaac Nery à Prefeitura de Itabuna, apostando na estratégia de polarização com o atual prefeito Augusto Castro (PSD) para tentar conquistar a vitória nas eleições deste ano no maior município do sul do Estado.

Nery era um dos nomes considerados por ACM Neto (União) para ser o candidato único da oposição em Itabuna. Tanto ele quanto o ex-prefeito Capitão Azevedo (União) perderam a disputa para o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade), escolhido por Neto com base em pesquisas. Com o apoio das lideranças nacional, estadual e local do PDT, Nery, que recusou o convite para ser vice de Pancadinha, optou por manter sua candidatura, oficializada na convenção de 5 de agosto.

“Decidimos manter a minha candidatura porque acreditamos no desejo de mudança da população de Itabuna. A cidade não suporta mais essa administração desastrosa de Augusto Castro, sobretudo em áreas essenciais, como saúde e educação. Vamos mostrar, ao longo da campanha, os equívocos da atual gestão e apresentar um plano de governo visando promover mudanças reais na vida das pessoas”, disse Isaac Nery.

O médico foi candidato a prefeito de Itabuna em 2020 pelo Avante, quando recebeu 7.498 votos (pouco mais de 7,2%). Em 2022, concorreu a uma cadeira na Câmara Federal pelo Republicanos, sendo o segundo mais bem pontuado, com 11.460 votos (10,65%). Deixou o Republicanos alegando ter sido traído pelo deputado federal Márcio Marinho, presidente da legenda na Bahia. Em uma articulação do ex-deputado federal José Carlos Araújo, que é vice-presidente do PDT, ingressou no ninho pedetista.

Segundo o presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, a candidatura de Isaac Nery, que tem como vice o policial rodoviário Carlos Eduardo Pereira, também pedetista, “é para vencer”. “Junto com nossos 22 candidatos a vereador em Itabuna, vamos mostrar, com a liberdade de quem não tem amarras ou firmou alianças esdrúxulas por mera conveniência, que Itabuna merece muito mais. Isaac Nery é, de longe, o concorrente mais preparado nas eleições deste ano na cidade”.

Félix afirmou ainda que o PDT “aposta alto” na candidatura de Isaac Nery. “Estamos oferecendo todo o respaldo político e estrutural porque acreditamos na vitória em Itabuna”.

Foto: PDT-BA

Arquivos