domingo, 25 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Jerônimo Rodrigues destaca segurança na Lavagem do Bonfim: “paz e tranquilidade”

Da Redação

Durante a Lavagem do Bonfim desta quinta-feira (15), maior celebração religiosa da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou o papel do Estado na garantia de uma festa marcada pela paz e pela segurança. Segundo ele, a tradição é um dos maiores símbolos da cultura e da fé do povo baiano.

Jerônimo afirmou que o governo atua para que a manifestação ocorra “com segurança, respeito e acolhimento”, permitindo que fiéis e participantes vivenciem o momento com “tranquilidade e alegria”, ao longo de todo o percurso do cortejo.

Para o evento, o governo estadual mobilizou uma ampla operação de segurança pública. A estrutura envolve ações da Secretaria da Segurança Pública, com presença de forças policiais ao longo do trajeto, além de monitoramento em tempo real por câmeras e funcionamento de um centro integrado de comando.

De acordo com o governo, o objetivo da operação é garantir respostas rápidas a qualquer ocorrência e assegurar a integridade dos milhares de participantes que acompanham a lavagem, considerada um dos eventos mais tradicionais do calendário baiano.

A declaração do governador ocorre em um contexto político sensível. A Lavagem do Bonfim é vista, tradicionalmente, como o primeiro grande termômetro eleitoral do ano na Bahia, reunindo lideranças políticas e pré-candidatos em meio à grande visibilidade da festa.

Em meio às disputas naturais do período pré-eleitoral, o senador Jaques Wagner (PT), uma das principais lideranças do grupo petista no estado, já havia defendido que a celebração priorizasse “paz e fraternidade”, preservando o caráter religioso e cultural do evento.

Arquivos