Da Redação
A chapa de ACM Neto para as eleições de 2026 enfrenta divergências internas antes mesmo do início oficial da campanha. Os candidatos ao Senado João Roma (PL) e Ângelo Coronel (Republicanos) protagonizaram uma disputa pelo tempo de rádio e televisão durante audiência da Comissão do Plano de Mídia do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O conflito foi registrado em ata da audiência e envolve a forma como será distribuído o tempo destinado aos partidos que integram a aliança. A discussão ocorreu entre os representantes das duas candidaturas e colocou em lados opostos os aliados que disputarão as duas vagas ao Senado pela chapa.
O advogado do PL solicitou que o tempo de propaganda pertencente ao partido fosse reservado exclusivamente para João Roma. Pela proposta, os dois candidatos dividiriam apenas o tempo restante dos demais partidos da coligação.
A argumentação considera que o PL possui a maior bancada da Câmara dos Deputados. Na prática, a divisão proposta ampliaria o espaço de Roma na propaganda eleitoral e reduziria a participação de Coronel.
A defesa do senador Ângelo Coronel reagiu e pediu que o tempo fosse dividido igualmente entre os dois candidatos. O argumento apresentado foi de que a legislação eleitoral não estabelece critério de rateio proporcional entre candidatos de uma mesma chapa que disputam o mesmo cargo.
Durante a audiência, a desembargadora Carina Cristiane Canguçu Virgens, presidente da Comissão do Plano de Mídia, ouviu o posicionamento do Procurador Regional Eleitoral antes de decidir sobre o caso.
A magistrada considerou que a questão é de natureza interna corporis e devolveu a definição para o próprio grupo político. Com isso, a divisão do tempo entre Roma e Coronel deverá ser resolvida internamente pela aliança liderada por ACM Neto.
A disputa ocorre enquanto os dois nomes da oposição aparecem atrás de Rui Costa e Jaques Wagner nas pesquisas eleitorais citadas no debate político sobre a corrida ao Senado na Bahia.


