terça-feira, 30 junho, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Justiça manda remover vídeo com ataques a Jaques Wagner e cúpula do PT

Da Redação

A Justiça Eleitoral determinou nesta terça-feira (30) a remoção de um vídeo que associa Jaques Wagner ao escândalo do Banco Master. A decisão também alcança referências ao governador Jerônimo Rodrigues, ao ex-ministro Rui Costa e ao senador Otto Alencar (PSD), além de suspender a monetização da publicação. A decisão foi proferida nesta terça-feira (30) pela desembargadora eleitoral Carina Cristiane Canguçu Virgens. A informação é do jornalista Henrique Brinco, do site Bnews.

Segundo o despacho, a publicação utiliza informações consideradas distorcidas para atribuir, sem respaldo, a prática de crimes como corrupção, peculato, prevaricação e associação criminosa aos políticos citados.

A ação foi proposta pela federação formada por PT, PCdoB e PV. A decisão ainda é passível de recurso.

Decisão judicial

Na decisão, a magistrada destacou que, embora Jaques Wagner seja investigado pela Polícia Federal em apuração relacionada ao empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, o governador Jerônimo Rodrigues, o ex-ministro Rui Costa e o senador Otto Alencar não são alvos da investigação.

A desembargadora também determinou a suspensão da monetização da postagem e estabeleceu multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da ordem judicial.

De acordo com a magistrada, o conteúdo publicado ultrapassa os limites da liberdade de expressão e pode configurar propaganda eleitoral antecipada negativa.

Publicidade

Arquivos