sábado, 27 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Lauro de Freitas sediará seminário metropolitano de mobilidade urbana e inovação.

Programado para abril próximo, Lauro de Freitas sediará o “Seminário Metropolitana de Mobilidade Urbana e Inovação-2019”, reunindo autoridades do segmento no Governo Federal, Estadual e Municipais, além de especialistas e convidados. Segundo o Curador Técnico do evento, Mauro Cardim, Secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas, “a visão estratégica convergente no debate de questões importantes como a mobilidade urbana e da inovação numa amplitude metropolitana já vem sendo trabalhada pelo governador Rui Costa, mas precisamos concentrar esforços para ajudar nesta importante tarefa de atualizar os diagnósticos e travas decorrentes do desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, integrada pelos seus 13 municípios“.

O fator é que o crescimento desordenado de várias cidades integrantes da RMS tem gerado um impacto negativo na questão da mobilidade urbana, sobretudo em função da prioridade que o Governo Federal deu ao sistema rodoviário como modal prioritário do país, praticamente abandonando outras opções de transporte de massa para a população dos grandes centros urbanos do país. Na Bahia, salvo a implantação recente do metrô em Salvador, com um atraso de décadas, a realidade começa a mudar nesta nova cultura de deslocamento pela cidade, mas ainda distante de soluções metropolitanas consistentes. A novidade, além dos avanços recentes em direção à implantação da Ponte Salvador/Itaparica, hoje em fase de licitações, é a possibilidade da implantação do Aeromóvel , um modal com 100% de tecnologia nacional, em Lauro de Freitas, que poderá  provocar uma verdadeira revolução na mobilidade urbana travada do município, cuja taxa de crescimento econômico anual supera a média nacional.

Para Mauro Cardim, “sediar mais um debate de temas metropolitanos oportunos e com o apoio de parceiros importantes será um privilégio para o nosso município. Tenho a certeza que deste Seminário sairão ideias e soluções importantes para toda a região metropolitana que já começou a absorver a visão de soluções integradas e convergentes, porque são inteligentes, oportunas e honestas”, concluiu.

Arquivos