Da Redação
A Maratona Salvador 2026 chega à oitava edição com novidades na programação e na estrutura do evento. Com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a competição será realizada nos dias 26 e 27 de setembro, integrando a programação do Festival da Primavera, e deve reunir entre 10 mil e 12 mil atletas.
A principal mudança para esta edição é o novo endereço da prova. Em razão das obras de requalificação do Parque dos Ventos e da construção da Arena Balbinão, a concentração, largada e chegada passarão a ocorrer no Centro de Convenções Salvador, substituindo a Arena O Canto da Cidade.
A programação mantém as provas de 5 km e 10 km no sábado (26) e de 21 km e 42 km no domingo (27). Também permanecem os desafios combinados de 5 km + 21 km e 10 km + 42 km, voltados para atletas que desejam competir nos dois dias.
Entre as novidades está a criação de uma caminhada de 3 km, marcada para o dia 26 de setembro. A proposta é ampliar a participação do público, permitindo que pessoas que não pretendem disputar uma corrida também façam parte da programação.
As inscrições para a Maratona e Marotinha seguem abertas até o dia 20 de setembro, ou enquanto houver vagas disponíveis, através dos sites https://www.ticketsports.com.
Corrida quer unir esporte e música
Segundo o coordenador da prova e diretor da MP3 Marketing, Douglas Cerqueira, a organização pretende tornar o evento uma referência nacional ao unir corrida e atrações culturais.
“Além dos tradicionais shows de encerramento, teremos apresentações durante a Expo [entrega dos kits], no Shopping da Bahia, na quinta e na sexta-feira, além de ativações musicais nos pontos de hidratação”, afirma.
Outra novidade é a entrada da Maratona Salvador no Circuito Brasil Gigante, que reúne algumas das principais maratonas do país em um modelo inspirado no World Marathon Majors, fortalecendo a presença da competição no calendário nacional.
Marotinha segue na programação
A tradicional Marotinha, voltada para crianças, será realizada no dia 26 de setembro, também no Centro de Convenções Salvador. A atividade busca incentivar a prática esportiva em um ambiente de lazer e integração entre pais e filhos.
As inscrições para a Maratona Salvador e para a Marotinha permanecem abertas até 20 de setembro, ou enquanto houver vagas disponíveis.
A administradora Robertta Cerqueira, de 36 anos, contou que o filho Pedro, de 8 anos, participará da prova pela segunda vez.
“Ele gostou tanto da experiência que vai novamente esse ano. Sempre fui muito adepta do esporte. Acredito que, além dos benefícios físicos, ensina a ganhar, perder, se superar, trabalhar frustrações; e isso molda a personalidade da criança para a vida.”
O nutricionista e triatleta amador Matheus Coelho, de 29 anos, também destacou a importância do esporte na formação do filho Bento, de 6 anos.
“Não abro mão que ele pratique esportes. Sem cobrança, mas busco, através do exemplo, incentivá-lo. Ele está crescendo e se apaixonando por natação, futebol, corrida, skate e isso me alegra bastante. Não só pela questão de saúde física, mas também pela saúde emocional. O esporte tem a capacidade realmente de transformar pessoas.”
Evento movimenta turismo e economia
Além do aspecto esportivo, a organização destaca o impacto econômico da Maratona Salvador. O presidente da Saltur, Isaac Edington, afirmou que a prova já se consolidou como um importante atrativo turístico para a capital baiana.
“Estamos confiantes em mais uma edição de grande sucesso, reunindo atletas de diferentes estados e países, além de seus familiares e equipes de apoio. Isso representa mais visitantes, maior permanência na cidade e um importante incremento na economia local. A Maratona reforça a vocação de Salvador para sediar experiências que unem esporte, cultura, turismo e qualidade de vida.”
Segundo a organização, cerca de 50% dos participantes são visitantes de outras cidades. Durante o período da prova, a rede hoteleira costuma registrar ocupação entre 95% e 98%, refletindo também no aumento do movimento em bares, restaurantes e no comércio.
Neste ano, a ação social da Maratona Salvador beneficiará a Aldeias Infantis SOS, instituição que desenvolve projetos de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na Bahia.
Esporte como ferramenta de superação
A empresária e atleta Tayná Paz, de 29 anos, afirma que a corrida transformou sua vida após descobrir um lipedema em 2024 e passar por uma cirurgia.
“Eu pensava que meu corpo não tinha sido feito para correr. Em 2024, eu descobri que tinha lipedema, tirei seis litros de gordura das pernas e foi a minha virada de chave. Me senti mais leve e capaz de carregar meu corpo. E comecei a correr. No início de 2025, eu coloquei como meta correr a minha primeira meia maratona e passei a viver a corrida. Se tornou um prazer, um esporte que desopila a mente e traz tranquilidade.”
Para esta edição, Tayná pretende disputar os 5 km no sábado e os 21 km no domingo.
“Esse ano quero ressignificar a Maratona Salvador na minha vida: correr curtindo a prova e tudo o que ela tem para oferecer, dando o meu melhor. E me preparando para, quem sabe, em 2027 fazer os 42 km, curtindo a nossa cidade.”

