14 de abril de 2021 às 16:40
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Melasma: saiba como tratar as manchas na pele


Publicado em: 25/02/2021 20:43
Por: Redação Bahia Municípios com Ascom \ Unime Pitágoras Foto : Getty imagem


Evitar exposição ao sol é uma das formas para evitar a doença.

O verão é a estação mais quente do ano. Durante essa época, as pessoas costumam ir à praia, piscina e aproveitar os dias ensolarados. Porém, é também uma época de redobrar a atenção com a pele. Além dos cuidados com o corpo, o rosto precisa de um tratamento especial, já que o sol contribui para o aparecimento do melasma.

O melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras na pele, sendo mais comum em áreas corpóreas expostas ao sol, principalmente no rosto. A professora do curso de medicina da Pitágoras Eunápolis, Camila Reis explica que o aquecimento do sol com a pele e altas temperaturas provocam as manchas, sobretudo na região central, mandíbula e buço.

“A doença pode acometer homens e mulheres devido a predisposição genética, porém é mais comum em mulheres devido a ação dos hormônios femininos, principalmente durante a gravidez e uso de anticoncepcionais”, esclarece.

A especialista ainda afirma que o melasma é uma doença crônica, não tem cura, mas que pode ser controlado. “Os principais tratamentos incluem uso de clareadores contendo ácidos, vitamina C tópica, terapia fotobiodinâmica, aplicação injetável de ativos clareadores, lasers e uso regular de protetor solar oral e tópico”, destaca.

Segundo a médica, a melhor maneira para evitar o surgimento do melasma é tomar alguns cuidados, como:

-Reaplicar filtro solar a cada 3 horas

-Usar chapéus e viseiras com fator de proteção solar

-Evitar ambientes muito quentes

-Fazer consulta regular com dermatologista para identificar possíveis fatores que podem desencadear a doença, além de iniciar o uso de produtos adequados para prevenção.

Comentários