sexta-feira, 4 outubro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Ministra da Saúde visita Hospital Martagão Gesteira

Profissionais pediram ajuda para reabrir a UTI da cirurgia cardíaca

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outras autoridades da pasta fizeram uma visita ao Hospital Martagão Gesteira, nesta sexta-feira (30). Na ocisão, os dirigentes da unidade pediram que a gestora ajude a viabilizar a reabertura da UTI da cirurgia cardíaca do hospital. A instituição mantém ativos 20 leitos de UTI e tem buscado soluções para reabrir a unidade específica, que tinha dez leitos e foi fechada em junho.

Durante a visita, a ministra parabenizou a equipe do Martagão, disse que o SUS passa por um processo de reestruturação e que um hospital que atende oncologia e faz transplante de medula óssea tem que ser olhado com importância.

“É uma visita muito importante pelo papel do Martagão Gesteira, pelo que tem feito em relação à saúde das crianças, à atenção hospitalar. E eu queria fazer um destaque para a Unidade para Desospitalização, porque, na minha história, eu acompanhei muitos casos no instituto de referência da Fiocruz, o Fernandes Figueiras. Então, ver o trabalho realizado aqui é também inspirador”, afirmou a ministra.

Durante a visita, ela recebeu a Comenda Liga Álvaro Bahia. Segundo o Martagão, cerca de 2,3 mil crianças foram operadas pelo setor de Cardiopediatria do hospital e profissionais reforçaram a importância da UTI no atendimento. Eles lembraram que 85% dos pacientes com cardiopatia congênita vão precisar de cirurgia cardíaca em algum momento da vida e que este tipo de procedimento necessita de um centro especializado com alta complexidade.

O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica que atende pacientes de todo o estado da Bahia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a direção, em 2023, a unidade foi responsável por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos, no estado. Foi responsável também por 43% dos tratamentos oncológicos; por 42% das cirurgias cardíacas e por 21% das cirurgias neurológicas. Em média, por ano, o Hospital realiza mais de 500 mil atendimentos, em 27 especialidades médicas.

Ministra e outras autoridades durante a visita Crédito: Divulgação/ Martagão

Arquivos