27 de julho de 2021 às 13:14
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Museu de Arte da Bahia lança Projeto Memórias Afro-Atlânticas


Publicado em: 26/02/2018 13:55
Por: Da Redação


Nesta terça-feira (27), às 19h, será lançado no Museu de Arte da Bahia (MAB), espaço mantido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o CD duplo do Projeto Memórias Afro-Atlânticas, do etnomusicólogo e professor de Antropologia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Xavier Vatin. A entrada é gratuita.

O material é resultado de estudos e pesquisas que o autor fez a partir dos registros e gravações do linguista negro Lorenzo Dow Turner, na Bahia, nos anos 1940/41, em Salvador e no Recôncavo da Bahia. Neste projeto constam registros e fotografias dos mais eminentes sacerdotes e sacerdotisas dos candomblés da época, entre eles, Martinho do Bonfim, Menininha do Gantois, Joãozinho da Goméia, Manoel da Falefá.

Todo o trabalho teve como foco, comprovar e enriquecer a apresentação da pesquisa com o fundo linguístico do oeste-africano, em locais e comunidades peculiares da diáspora africana nas Américas, e finalmente, divulgar esse raro acervo para o povo de santo e demais interessados, de forma inédita, contando a história musical das diversas nações do candomblé na Bahia e seus praticantes¨.

Comentários