O enterro do neto de prefeito de Itumbiara, Miguel Araújo Machado, de 12 anos, foi marcado por forte comoção na quinta-feira (12), no município do sul de Goiás. O adolescente foi morto pelo pai, Thales Naves Alves Machado, genro do prefeito Dione Araújo (União Brasil).
Miguel foi sepultado no Cemitério Avenida da Saudade, após ser velado na casa do avô. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. O irmão, de 8 anos, permanece internado no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos.
O caso é investigado pela delegacia do Grupo de Homicídios de Itumbiara (GIH).
Comoção e despedida
De acordo com o site g1, Durante o velório e o sepultamento, familiares e amigos relataram estar profundamente abalados. “Abalou a todos nós que éramos amigos próximos à família, infelizmente é uma tragédia”, afirmou um amigo.
Segundo a TV Anhanguera, o caixão foi aberto por alguns minutos para a despedida. Uma moradora disse que ninguém esperava o crime e que muitos ficaram “sem palavras”.
O empresário Diones Silva, que afirmou conhecer o pai do garoto desde a infância, declarou estar chocado. “Meu coração está partido”, disse.
Luto oficial
Ainda de acorod com o site, a Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias a partir de quinta-feira (12). Durante o período, os atendimentos ao público nos órgãos da administração direta e indireta foram suspensos, assim como as aulas.
O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha também se manifestaram, declarando estar profundamente consternados com a tragédia. Em nota, ressaltaram que casos de violência envolvendo crianças atingem não apenas a família, mas toda a sociedade.
Assassinato seguido de suicídio
O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara (GO), Thales Naves Alves Machado, de 40 anos, matou o filho mais velho, de 12 anos, feriu o caçula, de 8, e tirou a própria vida na noite de quarta-feira (11). Ele era genro do prefeito Dione Araújo e estava casado há 15 anos com a mãe das crianças.
Já a criança de 8 anos passou por cirurgia e permanece internada em estado gravíssimo no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos.
Horas antes do crime, o secretário publicou um vídeo nas redes sociais ao lado dos filhos. Na legenda, escreveu: “Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito”.
Nas redes sociais, Thales também costumava compartilhar registros ao lado do sogro, o prefeito Dione Araújo, em eventos institucionais da administração municipal.
O corpo do menino de 12 anos está sendo velado na casa do avô, que também é prefeito da cidade.
A tragédia gerou forte comoção em Itumbiara e repercutiu entre autoridades locais e estaduais.

