sábado, 19 abril, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Obra do VLT avança com nova autorização do Inema

Serviço de supressão de vegetação será realizado no trecho entre a Ilha de São João e Calçada, com 16,66 km de extensão

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu uma licença ambiental ao Consórcio Expresso Mobilidade para realizar a supressão da vegetação e manejo da fauna na implantação do lote 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), nos municípios de Salvador e Simões Filho.

Conforme o documento de anúncio, o serviço será realizado no trecho entre a Ilha de São João e Calçada, com 16,66 km de extensão.

Trens devem chegar este ano

Os primeiros trens do VLT devem chegar na capital baiana no mês de dezembro. Essa é a expectativa de Jerônimo , conforme contou à imprensa na noite desta quinta-feira, 20.

Sem querer cravar datas, o chefe do Executivo estadual afirmou que, assim que os equipamentos desembarcarem na capital baiana, será feito um teste dinâmico nos trilhos do novo modal, localizado no bairro da Calçada.

“A CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) tem o prazo para entregar o primeiro trem ainda em dezembro. Não vou prometer que chegue antes porque eu vi que é muito trabalho. Lá, fazem os testes estáticos, com o trem parado. Aqui, nós fazemos os testes dinâmicos. Então, vai rodar”, disse o governador.

Inicialmente, as testagens acontecerão com os trens vazios. Já entre junho ou julho de 2026, os baianos poderão utilizar o futuro modal, segundo contou o gestor, que voltou a lembrar que o transporte terá um trem exclusivo para marisqueiras, e se estenderá aos ambulantes.

O governador também adiantou que ainda não “definiu os preços” do equipamento e espera que a novidade surja como complemento do metrô e dos ônibus em alguns trechos.

Ao todo, o VLT terá três trechos: a primeira parte, entre a Calçada e a Ilha de São João; a segunda entre Paripe e Águas Claras; e a terceira entre Águas Claras e Piatã.

Trens do VLT – 

Arquivos