Dois ônibus vandalizados causaram prejuízos ao sistema de transporte coletivo de Salvador na tarde do último domingo (2). Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), o primeiro caso aconteceu por volta das 15h30, na região do Comércio, envolvendo um veículo com ar-condicionado da linha 1651 – Base Naval x Lapa.
De acordo com o Centro de Controle Operacional (CCO), supostos integrantes de uma torcida organizada arrancaram os exaustores do ônibus e chegaram a subir no teto do veículo ainda em movimento. A ação colocou em risco a vida dos envolvidos, a segurança dos passageiros e de outros condutores que trafegavam pela via.
A Semob informou que o ônibus precisou ser retirado de circulação para reparos, afetando o atendimento à população e aumentando o tempo de espera nos pontos de parada. “Esse tipo de ação criminosa causa prejuízos à operação do sistema de transporte público”, destacou o órgão.
A segunda ocorrência foi registrada por volta das 17h30, na orla da Barra. Um coletivo da linha 1211-02 – Barra x Tancredo Neves foi alvo de vandalismo e evasão de tarifa. Segundo a secretaria, os vândalos forçaram a porta de desembarque central, danificando o equipamento e entrando no veículo sem pagar passagem.
“A Semob repudia qualquer ato de violência e depredação ao patrimônio público. Será realizado o registro da ocorrência para apuração policial e responsabilização dos envolvidos na esfera criminal”, afirmou a pasta em nota.
As imagens de câmeras de videomonitoramento da região e dos veículos serão encaminhadas às autoridades policiais para identificação dos autores e adoção das medidas cabíveis.
