Da Redação
Nos primeiros vinte dias deste ano, a Neoenergia Coelba retirou 50 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet em diferentes regiões da Bahia. O resultado faz parte da Operação Gatonet, força-tarefa iniciada em 2025 com o objetivo de reduzir a poluição visual e aumentar a segurança da população.
De acordo com a distribuidora, somente no ano passado, as ações resultaram na remoção de mais de 1 milhão de quilos de cabos instalados de forma irregular nos postes do estado. O gatonet é apontado como a principal causa do emaranhado de fios que gera transtornos para moradores e riscos à segurança.
Na próxima semana, a Operação Gatonet será realizada em 21 municípios: Aporá, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Contendas do Sincorá, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Itaquara, Juazeiro, Lapão, Lauro de Freitas, Mairi, Nazaré, Paulo Afonso, Piripá, Salvador e São Desidério.
A ação tem como foco diminuir a poluição visual, aumentar a segurança da população e reduzir o risco de incêndios provocados por cabos instalados por provedores clandestinos. Embora a manutenção desses equipamentos seja responsabilidade das operadoras, a Neoenergia Coelba atua de forma preventiva devido aos riscos à população.
Além das ações em campo, a distribuidora lançou um portal online que permite aos consumidores verificar se a operadora de internet contratada está regularizada. A ferramenta assegura que o provedor passou por análise técnica e atende aos critérios de segurança exigidos.
A Neoenergia Coelba orienta que a população contrate apenas provedores regulares, disponíveis no portal oficial da empresa, como forma de contribuir para a organização urbana e a segurança coletiva.
Responsabilidades
A distribuidora destaca que o compartilhamento dos postes por empresas de telefonia, internet e TV a cabo é regulamentado por Resoluções Conjuntas da Aneel, Anatel e ANP. As normas determinam que as empresas estejam regularizadas, realizem manutenção adequada dos equipamentos e cumpram critérios técnicos e comerciais específicos.
