25 de junho de 2021 às 10:10
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Pescadores de Alcobaça recebem curso de habilitação naval


Publicado em: 16/03/2018 10:39
Por: Da Redação


Oportunidade de regularizar sua situação administrativa e navegar com mais segurança estão tendo os pescadores de Alcobaça, no extremo sul, com a participação em um “curso de habilitação naval para pescadores” promovido pela Capitania dos Portos, em parceria com a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), até o próximo dia 28, no município.

As aulas, que começaram na quinta-feira (15),e serão ministradas segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, na sede da Colônia de Pescadores Z-24. Os 60 alunos do curso receberam, já no primeiro dia de aula, vários equipamentos de segurança marítima. Foram distribuídos 30 coletes, 10 boias rígidas, 20 extintores, 30 apitos e 10 bombas de porão. Com esses kits de salvatagem, as embarcações dos pescadores poderão ser regularizadas na Capitania dos Portos.

Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas. Ao final do curso, os pescadores aprovados receberão certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático sem custos.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência),
sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.

“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Comentários