segunda-feira, 15 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura amplia educação integral com 3.946 novas vagas para 2024

Ao todo, as 103 escolas municipal vão ofertar 13.865 vagas crianças e adolescentes

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), vai ofertar este ano o ensino integral para 13.865 crianças e adolescentes em 103 escolas da rede, com a criação de 3.946 novas vagas após pacto com o Ministério da Educação (MEC).

A capital baiana tem 80 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com ensino integral, numa fase em que as crianças contam com atividades pedagógicas, psicológicas, culturais e lúdicas, além de cinco refeições e cuidados com a higiene pessoal. Já para o Ensino Fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) – o regime é ofertado em 21 escolas e duas Escolas Laboratórios (Escolabs).

Nas instituições do Ensino Fundamental, os estudantes têm o período escolar estendido para pelo menos sete horas diárias com oficinas de reforço escolar, artes, esportes, cultura, meio ambiente e tecnologia, conforme escolha da unidade escolar e alinhamento com seu projeto político pedagógico.

Existe ainda serviço de transporte para alunos do Ensino Fundamental, das suas escolas de origem para as Escolabs em Coutos e Subúrbio 360, onde a jornada pedagógica é complementada. ‎

Os quatro filhos do comerciante Marcos de Oliveira, 45 anos, estudam na rede municipal de ensino. O caçula, de 4 anos, é aluno da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Canabrava há dois anos e permanece na instituição nos dois turnos. O pai, cujos filhos já estudaram em escolas particulares, elogia a qualidade do ensino público. “Meu pequeno faz seis refeições, toma banho na escola, além de ter atividades educativas e lúdicas ao longo de todo o dia. A equipe é maravilhosa, profissionais atenciosos e cuidam muito bem do nosso menino”, destaca.

Segundo o comerciante, além do projeto pedagógico e infraestrutura de excelência, a equipe de profissionais é muito competente e dedicada. “Acompanhamos de perto a rotina escolar, é tudo muito organizado. Sem falar que, quando vamos deixá-lo na escola, somos sempre muito bem acolhidos. Não teria como pagar uma escola integral particular e, graças à escola do município, ele está sendo bem educado, enquanto eu e minha esposa estamos no trabalho”, diz.

A coordenadora da educação integral da Smed, Consuelo Almeida, explica que a eficiência do modelo consiste em aumentar o tempo do aluno na escola com um planejamento pedagógico transversal. “Nossas escolas em tempo integral visam motivar a expansão de espaços e oportunidades educacionais, por intermédio da realização de projetos e atividades que favoreçam a aprendizagem”, afirma.

Além disso, a educação em tempo integral proporciona alimentação balanceada e nutritiva nos dois turnos de permanência na escola, lazer, cultura, acesso à tecnologia, atividades de língua estrangeira, artes e esporte. O ensino integral contempla ainda aulas de estudo dirigido e oficinas de Língua Portuguesa e Matemática no horário complementar.

“Os resultados são significativos na melhoria do rendimento do aluno, além de suprir as necessidades de praticar esportes, como futebol, atletismo, judô e basquete. E o mais importante: tranquiliza os pais e afasta o risco social do aluno, que fica protegido dentro do espaço da escola”, finaliza a coordenadora.

Escolas de Tempo Integral 2024

80 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em vários bairros da cidade

Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa

Escola Municipal Paroquial da Vitória

Escola Municipal Luiz Anselmo

Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus

Escola Municipal Irene da Silva Costa

Escola Municipal Elysio Athaíde

Escola Municipal Teresa Cristina

Escola Municipal Pituaçu

Escola Municipal Maurício José Barbosa

Escola Municipal Hercília Moreira

Escola Municipal Anita Barbuda

Escola Municipal Hilda Fortuna

Escola Municipal Fazenda Coutos

Escolab 360º

Escola Municipal Bom Jesus

Escola Municipal Claudemira Santos Lima

Escola Municipal Ilha de Maré

Escola Municipal Bananeira

Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima

Escola Municipal de Botelho

Escola Municipal Ilha dos Frades

Escolab Coutos

Escola Municipal Colina do Mar

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Arquivos