7 de julho de 2022 às 14:48
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Prefeitura de Eunápolis lança festas de São João e São Pedro


Publicado em: 26/05/2022 9:12
Por: Redação Bahia Municipios com Agências Foto: Divulgação


Serão 19 dias de festa, com atrações locais e nacionais

A pouco menos de um mês dos festejos juninos, a Prefeitura de Eunápolis realizou o lançamento oficial do seu “Pedrão”, considerada a festa de São Pedro “mais famosa da Bahia”. O evento, que ocorreu na noite desta quarta-feira, 25, no Rio Vermelho, em Salvador, reuniu autoridades do município, como a prefeita Cordélia Torres, além de artistas e empresários.

Resgatando uma tradição de mais de 20 anos, o Pedrão de Eunápolis vai acontecer de 29 de junho a 3 de julho, na cidade localizada no Centro Sul da Bahia. No entanto, a festa já começa antes, com os festejos de São João, de 13 a 26 de junho, que serão divididos em quatro regiões da cidade, nos bairros e na zona rural.

Em meio ao encontro entre São João com Pedrão, estão grandes nomes da música como Zezé Di Camargo e Luciano, Safadão, João Gomes, Amado Batista, Tarcísio do Acordeon, Bell Marques, Solange Almeida, Adelmário Coelho e Alcimar Monteiro. No entanto, segundo a prefeita Cordélia Torres, um dos maiores atrativos da festa é a valorização dos artistas locais, que reforça a “veia musical” de Eunápolis.

“Eunápolis tem uma veia musical e a gente não pode valorizar os de fora e esquecer os de casa. Então, são mais de 50 cantores locais porque acredito que a oportunidade deve ser de todos e não de alguns. Eu não gosto nem de falar em prata da casa, é o ouro da casa mesmo que a gente tem que valorizar”, afirmou.

As comemorações, que vão durar 19 dias ao todo, marcam o primeiro evento junino comandado por Cordélia, que foi eleita em 2020. Ela conta que a expectativa é grande, especialmente, ao considerar o período sem festas provocado pela pandemia.

“O Pedrão, que antes era três dias, com a gente, nessa primeira vez de festa, nós vamos levar cinco dias de festa, com expectativa de gerar aproximadamente 5 mil empregos, de forma direta e indireta, fortalecendo a economia local e regional”, ressalta ela.

Ainda de acordo com a gestora, a estimativa é que 100 mil pessoas circulem nas festas diariamente, movimentando de R$ 50 a R$ 100 milhões para o comércio.

Maior festa do Brasil

Um dos pontos destacados pela prefeita é que o município não possui, atualmente, nenhum caso ativo de Covid-19 ou de internação pela doença, o que confere maior segurança para o turista. Ela disse ainda que, apesar das dificuldades, o comércio não foi tão prejudicado pela pandemia.

“Somos um dos poucos municípios que não fecharam o comércio. Costumo dizer que não é só a covid que mata, a fome também mata, ansiedade, depressão, ver uma empresa fechar também leva uma pessoa a óbito [..] Em apenas seis meses, nós conseguimos abrir dois mil CNPJs, ou seja, não houve queda, nós aumentamos a nossa arrecadação”, pontua.

Por esses e por outros motivos, Cordélia considera que a festa de São Pedro e São João de Eunápolis tem tudo para ser “a maior do Brasil”. Ela destaca ainda a localização estratégica da cidade em meio às duas grandes rodovias no estado, e chama o forrozeiro para aproveitar.

“Acredito e desejo muito que o Pedrão seja a maior festa do Brasil porque eu me diferencio com relação a outros municípios. É uma festa que vai estar fortalecendo muito, levando o nome de Eunápolis, que é o corredor de desenvolvimento, das duas BRs, que são a 101 e a 367”, afirma.

Comentários