quinta-feira, 22 fevereiro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura decreta situação de emergência em Ilhéus

Ocorreram alagamentos e inundações em diversas ruas, estabelecimentos comerciais, unidades de saúde, escolas e vias públicas, deixando desalojadas, até o momento, 27 pessoas.

A Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou situação de emergência em razão das fortes e constantes chuvas que atingem o município. A Defesa Civil registrou 207.1 milímetros em 12 horas, volume esperado para o período de 15 dias.

O temporal provocou alagamentos e deslizamentos de terras em algumas áreas, conforme aponta o parecer da Gerência de Defesa Civil. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (20/12).

Ocorreram alagamentos e inundações em diversas ruas, estabelecimentos comerciais, unidades de saúde, escolas e vias públicas, deixando desalojadas, até o momento, 27 pessoas.

De acordo com a Prefeitura, as equipes seguem mobilizadas para registrar as ocorrências e levar assistência necessária à população afetada. O decreto autoriza a atuação de todos os órgãos municipais nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Novo alerta – A previsão é de mais 85 mm até o dia 24 de dezembro de 2023, segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Atualmente, Ilhéus possui dois pluviômetros, um no bairro da Conquista e outro no Malhado.

A Prefeitura orienta aos moradores que se mantenham atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Foto: divulgação

Arquivos