sábado, 5 setembro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura entrega novo terminal e centro gastronômico de R$ 12 milhões na Ilha dos Frades

Da Redação

A Prefeitura de Salvador entregou neste sábado (5) um conjunto de obras de infraestrutura em Paramana, na Ilha dos Frades, com investimento de aproximadamente R$ 12 milhões. As intervenções foram realizadas em parceria com a Fundação Baía Viva e incluem a requalificação do terminal hidroviário, um novo centro gastronômico, uma quadra poliesportiva e a pavimentação de vias.

Segundo a Prefeitura, as melhorias têm como objetivo ampliar a qualidade de vida dos moradores e, ao mesmo tempo, fortalecer o turismo e a economia local.

Durante a visita à região, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) foi recebido com uma roda de capoeira do grupo Angola União Livre e destacou o impacto das intervenções para a comunidade.

“Fizemos uma grande obra de infraestrutura turística, com promenade, terminal hidroviário, píer e com restauração e recuperação de restaurantes, bares e implantação de novos espaços comerciais. Isso vai atrair milhares de visitantes e turistas aqui para Paramana e, com certeza, a comunidade local vai ter um incremento na sua renda”, destacou o prefeito.

Na ocasião, Bruno Reis também anunciou que a Prefeitura pretende reconstruir, em breve, a Escola Municipal Marcílio Dias. O projeto está em fase de conclusão e, de acordo com o gestor, a intervenção deverá ampliar a oferta de vagas da rede municipal em Paramana.

Terminal hidroviário é requalificado

Um dos principais investimentos foi destinado ao Terminal Hidroviário de Paramana, que passou por uma requalificação completa. O antigo píer, que estava deteriorado, foi substituído por uma estrutura renovada para proporcionar mais conforto e acessibilidade aos moradores e visitantes que chegam à localidade por embarcações.

O espaço passou a contar com banheiros, catracas, bilheteria e área de espera para passageiros.

A presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, participou da solenidade. A organização atua em ações de requalificação urbana e social e de proteção ambiental na Baía de Todos-os-Santos.

“Essa solenidade de hoje representa mais do que uma entrega física de uma orla, mas um novo tempo para Paramana. Há um tempo atrás, aqui sofria com o retrato da ausência de requalificação urbana, de infraestrutura básica, mas isso definitivamente ficou no passado. É uma marca desta Prefeitura: chegar até a vida das pessoas”, disse.

Centro gastronômico reúne restaurantes e lojas

Outro equipamento entregue foi o novo centro gastronômico de Paramana. O complexo reúne seis restaurantes, cada um com capacidade para atender cerca de 60 pessoas, além de nove quiosques e seis lojas.

A proposta é ampliar a variedade de opções gastronômicas para moradores e turistas, com estabelecimentos que oferecem desde açaí e acarajé até hambúrgueres e pratos típicos, como moqueca.

Outros nove restaurantes localizados na área da orla também foram incluídos nas ações de qualificação. Os comerciantes participaram de capacitações promovidas pela Fundação Baía Viva, com oficinas teóricas e práticas voltadas ao atendimento ao público, gestão e eficiência operacional.

Pavimentação alcança diferentes vias

Coordenado pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), o pacote de infraestrutura também contemplou serviços de pavimentação em diferentes pontos de Paramana.

As intervenções alcançaram a Rua do Torto, Rua da Fonte, Alto Boa Vista e Rua do Pende. As vias receberam pavimentação, enquanto os passeios foram executados com concreto lavado.

O projeto também incluiu a construção de novas escadarias para facilitar a circulação dos moradores e a implantação de sistemas de drenagem.

Moradores esperam aumento do movimento turístico

Para quem vive e trabalha em Paramana, a expectativa é que as melhorias contribuam para aumentar o fluxo de visitantes e gerar novas oportunidades de renda.

É o caso de Benedito da Cruz, de 67 anos, conhecido como “Rei do Siri”. Morador da Ilha dos Frades desde a infância, ele mantém uma tradição familiar ligada à pesca.

“Para mim, essa obra vai trazer mais movimentação turística. Com mais gente vindo para cá, a gente espera aumento nas vendas. Antes já vinha muita gente nos fins de semana, e agora, com essa estrutura, acredito que vai atrair ainda mais pessoas”, afirmou.

Foto: Igor Santos/ Secom PMS

Foto: Igor Santos/ Secom PMS
Publicidade

Arquivos