Toda sexta-feira, a viúva e avó de vários netos, Antônia Inácio, busca os alimentos que ajudam a manter o seu lar no CRAS do bairro. “Graças a Deus posso contar com esse alimento toda semana, para mim e meus netos. Espero que isso aqui nunca acabe por tem famílias aqui no bairro que dependem disso para sobreviver. Grata a Deus e à prefeita por esse serviço”, destacou a viúva. Os alimentos que chegam ao Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) saem do Banco de Alimentos, da Prefeitura de Juazeiro com apoio dos permissionários do Mercado do Produtor.
O Banco de Alimentos entrega, semanalmente, mais de 1.350 kits com frutas, verduras e legumes às famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Juazeiro, equipamentos da Prefeitura de juazeiro, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). Os alimentos chegam ao CRAS pelo Banco de Alimentos da Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap).
Durante esses três anos da gestão Suzana Ramos, o serviço de assistência e cuidado com os mais vulneráveis têm se intensificado e, consequentemente, proporcionado mais saúde, bem-estar e equilíbrio alimentar à população. “Estamos finalizando 2023 com a sensação de dever cumprido. Esse ano, a gente conseguiu fortalecer e atender demandas e serviços das várias esferas sociais do município, a exemplo da entrega de alimentos às famílias assistidas pelos CRAS. A fome não espera e, por isso, vamos continuar trabalhando para garantir cada vez mais a segurança alimentar e nutricional dessas famílias”, pontuou a prefeita Suzana Ramos.
Até outubro desse ano, o Banco de Alimentos somou mais de 200 mil quilos de doações entre os CRAS e mais 18 instituições filantrópicas. Quem recebe os itens sai satisfeita e com a garantia de mais uma semana de dispensa cheia. É assim na casa de Dora Santos. “A iniciativa da Prefeitura, através do CRAS aqui no Quidé, é muito útil. Os alimentos chegam tudo higienizados e pronto para consumo. Essa ação toda semana tem ajudado muito a mim e a toda família da comunidade”, enfatizou Dora.
Texto: Maiara Santos/ Ascom Sedes-PMJ
Foto; Edinázio Dias
Áudio: Antonia Inácio- Moradora do bairro Quidé