sexta-feira, 18 outubro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura inicia mobilização do Outubro Rosa em Salvador

Nos dois dias, das 8h às 16h, o caminhão do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa (INTS), parceiro do evento, oferta 80 vagas por dia para realização de mamografias. As interessadas devem ter entre 50 a 69 anos e apresentar o cartão SUS e identidade. Excepcionalmente mulheres a partir de 35 anos, que tenham no histórico familiar da doença, também poderão fazer o exame.

“Com ações como essa de hoje, vamos avançar muito no que se refere à demanda reprimida de atendimentos médicos para as mulheres. A meta é, neste Outubro Rosa, zerar a fila em alguns exames e oferecer 30 mil procedimentos tipo transvaginal e ultrassom abdominal. Também faremos diversas iniciativas para oferecer exame de mamografia. A ideia é descentralizar ao máximo a oferta desse serviço para facilitar o acesso”, disse ACM Neto.

O prefeito lembrou que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças como o câncer de mama. “É muito mais barato orientar, instruir, conversar e fazer os exames, garantindo o acompanhamento permanente das mulheres e, caso se descubra algum problema, fazer o tratamento desde o início, tornando a luta contra a doença mais eficaz”, frisou.

Arquivos