quinta-feira, 20 junho, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura vai reconstruir escola em Dom Avelar

O espaço terá 18 salas de aula climatizadas

A Prefeitura de Salvador iniciou nesta sexta-feira (1º) a reconstrução do Centro Municipal Educação Infantil (Cmei) Anival Razoni Figueiredo, localizado no final de linha de Dom Avelar. O prefeito Bruno Reis esteve na localidade para assinar a ordem de serviço das obras da nova unidade, que sairá da capacidade de 90 alunos matriculados para 1,1 mil, nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

As antigas instalações do Cmei Anival já começaram a ser demolidas e darão lugar a um novo edifício cujo projeto abrange infraestrutura adequada para estudantes, oferecendo conforto, acessibilidade e segurança para toda a comunidade escolar.

“Este é um sonho que a gente trabalhou, ao longo desses últimos anos, para torná-lo realidade. Essa escola não tinha o padrão que nós queremos e nem a qualidade que estamos buscando para a educação de Salvador. Vamos construir uma ampla unidade, com três pavimentos. Serão investidos quase R$ 11 milhões com recursos municipais”, destacou Bruno Reis.

Com 3,6 mil metros quadrados de área construída, o espaço terá 18 salas de aula climatizadas, sala multiuso, auditório, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva coberta, parque infantil, recreio coberto, geração e utilização de energia solar, sistema de reutilização de água pluvial e elevador.

“Já inauguramos 19 escolas desde 2021 e vamos chegar até o final do próximo ano a 50 novas unidades espalhadas nos quatro cantos da cidade. As obras da educação são especiais porque elas conseguem impactar, de forma decisiva, no presente e no futuro da garotada. Meu desejo é que as crianças possam acordar todos os dias na expectativa de chegar a hora de vir para escola”, acrescentou o prefeito.

Diretora do Cmei Anival Razoni Figueredo há duas décadas, Rosana Mesquita comemorou o investimento no bairro. “Essa escola representa muito para formação dos cidadãos que vivem aqui em Dom Avelar. O prédio atual, no entanto, sofria diversos problemas, sobretudo na questão da acessibilidade. Com o projeto de reconstrução, vamos garantir a entrada e permanência de crianças com deficiência”, avaliou.

Moradora de Dom Avelar, Hosana Soares dos Reis, 42 anos, matriculou o filho Arthur, 5, no local. Ela conta que a unidade de ensino precisava de uma transformação. “Essa creche precisava de muitas melhorias. Era muito calor, não havia espaço de lazer e esporte para as crianças. Vi outras escolas municipais inauguradas recentemente na cidade e fico muito feliz porque agora chegou a nossa vez”, comemorou.

Investimento

As obras para o novo Cmei Anival Razoni Figueiredo integram o pacote de investimento de R$ 76 milhões lançado pela Prefeitura de Salvador nesta semana para reconstrução de sete unidades de ensino.

Também fazem parte da lista: Escola Municipal Oscar da Penha (Cajazeiras VI), Escola Municipal Maria Constança (Mata Escura), Escola Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima (Alto das Pombas), Cmei Tertuliano de Góes (Alto das Pombas), Cmei Rafael de Oliveira (Cajazeiras VIII) e Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Santana Alves (Capelinha).

Prefeitura vai reconstruir escola em Dom Avelar com capacidade para mais de 1 mil alunos. Crédito: Lucas Moura / Secom PMS

Arquivos