segunda-feira, 31 agosto, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura vai recuperar fachadas de 250 imóveis históricos na Baixa dos Sapateiros

Da Redação

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (31) o programa Renova Baixa dos Sapateiros, com ações voltadas à recuperação e revitalização de uma das áreas tradicionais do Centro Histórico da capital baiana. A iniciativa abrange o trecho entre a Avenida José Joaquim Seabra e o final de linha da Barroquinha.

O programa terá quatro frentes principais: recuperação de cerca de 250 fachadas de edificações, concessão de estímulos fiscais, qualificação e consultoria para empreendedores e realização de eventos e atividades culturais.

“Nós já temos o Renova Centro, que é um programa que atende a toda a poligonal do Centro Histórico, mas, para esta região específica da cidade, nós seremos ainda mais arrojados, com mais investimentos e incentivos fiscais. Vamos oferecer consultoria aos comerciantes e empreendedores locais para tentar identificar qual é a melhor atividade para o seu negócio, tentando colocar em funcionamento empresas que tenham produtos diferenciados, para atrair o cidadão de volta à Baixa dos Sapateiros. E vamos realizar uma série de atividades culturais e de negócios para atrair mais pessoas para cá”, explicou o prefeito.

Foto: Igor Santos / Secom PMS

Projeto Fachadas da Memória

Durante o anúncio, Bruno Reis assinou a ordem de serviço para execução imediata do projeto Fachadas da Memória. A iniciativa prevê a recuperação, valorização e preservação das edificações históricas localizadas entre a Avenida José Joaquim Seabra e a Barroquinha.

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e será executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com investimento de aproximadamente R$ 7 milhões.

Além da recuperação das estruturas, os imóveis contemplados deverão receber um pacote de incentivos fiscais para estimular a atividade econômica. As medidas incluem isenção de IPTU por cinco anos, redução do ISS e isenção total da TFF, seguindo o modelo adotado pelo programa Renova Centro.

A expectativa da Prefeitura é que as ações contribuam para a retomada do comércio em uma região tradicional de Salvador.

Qualificação e novos negócios

O programa também prevê serviços de qualificação e consultoria para empresários locais. A Prefeitura pretende ainda atrair novos empreendedores e negócios com produtos e serviços diferenciados para diversificar as atividades econômicas da Baixa dos Sapateiros e da Barroquinha.

A estratégia segue modelo adotado na Rua Chile, com ações voltadas à recuperação econômica da região.

Outra frente será a realização de eventos culturais, comerciais e de negócios, incluindo convenções e festivais. A intenção é aumentar o fluxo de pessoas e estimular a reocupação de equipamentos municipais, como o Mercado de São Miguel.

Recuperação das fachadas históricas

O projeto Fachadas da Memória tem como objetivo recuperar a estética dos imóveis da Baixa dos Sapateiros e do final de linha da Barroquinha. A proposta considera que os elementos arquitetônicos da região representam diferentes períodos da história de Salvador e da Bahia.

“Vimos muitas empresas e negócios fechando as portas na Baixa dos Sapateiros. Então, pensamos: de que forma poderíamos dar a nossa contribuição através da Sedur? Por meio desse trabalho de releitura das fachadas das edificações. A partir disso, as nossas equipes foram a campo buscar informações sobre os imóveis. Todos que atuam naquela região estão muito desejosos do sucesso desse projeto, porque sabem que isso pode se desdobrar em outras realidades, inclusive desdobramentos econômicos”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sosthenes Macêdo.

Segundo Sosthenes, a Baixa dos Sapateiros e a Barroquinha foram escolhidas como primeira área do projeto devido à relevância histórica e à tradição do comércio popular. A definição contou ainda com avaliações da FMLF e da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

“A Baixa dos Sapateiros é uma região muito simbólica para a cidade, cantada em verso e prosa. Esse é, realmente, um momento muito oportuno para resgatarmos este espaço que, entre as décadas de 1970 e 1990, foi um grande polo, um grande mercado de Salvador. A ideia é recuperar as fachadas das edificações com iniciativas de desenvolvimento econômico, artístico e cultural, reunindo esforços de diferentes secretarias para movimentar a região. Portanto, o programa integra uma série de ações planejadas pela Prefeitura nos últimos anos para a retomada do Centro Histórico de Salvador”, afirmou o titular da Sedur.

Projeto foi elaborado a partir de pesquisa histórica

A elaboração do projeto envolveu levantamento e catalogação dos imóveis da região. Em seguida, foram realizadas pesquisas em bases de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no acervo bibliográfico da Biblioteca da Fundação Mário Leal Ferreira.

Também foram feitas fotografias de cada fachada, desenhos digitais dos imóveis e estudos detalhados sobre as cores utilizadas originalmente nas edificações.

Segundo a presidente da FMLF, Tânia Scofield, a recuperação das fachadas pretende resgatar elementos históricos e arquitetônicos que foram prejudicados pelo desgaste do tempo e pela instalação de publicidade.

“Além da harmonia visual, resgata-se a beleza e a dinâmica da rua. O programa também preserva o patrimônio com as suas características que foram perdidas pelo desgaste do tempo e pela colocação dos engenhos publicitários que cobrem essas fachadas. A ideia é recuperar a arquitetura das fachadas, trazendo visibilidade e luz à Baixa dos Sapateiros, tão rica de história”, disse.

Publicidade

Arquivos