7 de julho de 2022 às 13:37
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Primeira Mostra de Turismo Rural acontece em Salvador e atrai público saudoso das festas juninas e da vida no campo


Publicado em: 27/05/2022 16:46
Por: Redação Bahia Municipios com Agências Foto: Divulgação


A argentina, Alessandra Onze, ouviu o som de um trio de forró nordestino e foi conferir de perto a primeira Mostra de Turismo Rural da Bahia. A exposição, que acontece desta sexta-feira (27), até domingo (29), na Praça Dorival Caymmi, no 2° piso do Shopping da Bahia, é uma iniciativa que integra as ações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O objetivo do evento é impulsionar o turismo rural, com experiências da vida no campo, por meio de uma parceria entre a pasta com hotéis-fazenda de diversos municípios baianos.

A exposição é também uma oportunidade de resgatar a tradição das festas juninas, que acontecem no próximo mês em cidades do interior, fomentando o turismo rural em 2022. Os festejos para Santo Antônio, São João e São Pedro são muito esperados pelos baianos e nordestinos, principalmente, depois de dois anos de interrupção das festas, em decorrência da pandemia. “O turismo rural também nos ajuda a criar um fluxo interno de turistas no estado, que tem uma demanda muito grande no pós-pandemia, quando já podemos nos deslocar e usufruir de atividades em contato com a natureza, além da troca de experiências com outra cultura”, explica o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.

O Bacelar destacou ainda a relevância da ação de promoção ao turismo rural para o incremento das economias locais, na geração de emprego e renda nesses municípios. A estimativa da Setur-BA é que a tradicional festa junina gere um incremento de R$1,3 bilhão, na receita do Estado, a partir da circulação de mais de 1,5 milhão de pessoas, durante os festejos,  que acontecem nos 417 municípios baianos.

Setur promove a Mostra de Turismo Rural, no Shopping da Bahia em Salvador.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Hotéis-fazenda preparados

Durante a Mostra de Turismo Rural, os visitantes terão acesso a stands de onze hotéis-fazenda, que expõem informações sobre as possibilidades de entretenimento e lazer nas suas instalações e em cidades vizinhas, ofertando pacotes para o período junino. A proprietária do Hotel Fazenda Guimarães, Leonor de Santana Guimarães, participa do evento e divulga as atividades e estruturas do seu empreendimento, em Amélia Rodrigues, que oferece passeios de cavalo, de charrete e ecológicos, além de experiências como ordenha de vacas, visita aos animais e banhos de queda d’água.

“Nós vivemos num estado que sempre valorizou muito o litoral, e ver essa valorização do rural na Bahia é extremamente significativo. Aqui podemos divulgar o que nós fazemos, que é um trabalho em que a gente tenta passar a cultura, a forma de alimentação, além de oportunizar que o sujeito da cidade, viva a experiência de alguns momentos mais próximos da natureza, o que é tão necessário”, pontua Leonor Santana.

Para aprimorar o atendimento aos hóspedes e visitantes, técnicos da Diretoria de Qualificação da Setur-BA promoveram, em abril e maio deste ano, a capacitação de 130 funcionários dos hotéis-fazenda integrados ao evento, com palestras sobre temas como caracterização do turismo rural, perfil do turista, serviços ofertados, atividades praticadas, gestão ambiental, qualidade do atendimento e higiene e manipulação de alimentos.

Funcionários do Hotel Fazenda Guimarães participaram da capacitação e os resultados da ação surpreenderam os gestores. “No meio rural, a maior carência é de uma mão-de-obra qualificada. A capacitação oferecida pela Setur possibilita, aos nossos funcionários e também aos moradores da região, observar a importância de estar capacitado e de se preparar para o serviço. A receptividade dos funcionários aos treinamentos nos surpreendeu e já podemos perceber mais gentileza e elogios dos nossos hóspedes quanto ao nosso atendimento”, conta Leonor Guimarães.

Natural da Argentina, Alessandra Onze reside na Bahia desde 2000, e já teve a experiência de curtir o São João com a família toda nos municípios de Senhor do Bonfim e Serrinha. Atenta às possibilidades para os festejos deste ano, a empresária circulou pelos stands para coletar sugestões do próximo destino. “Amo muito as festas de São João, porque gosto da união da família que a festa proporciona. Estou achando a Mostra muito interessante, muito charmosa, organizada e bem bonita”, disse Alessandra Onze.

Comentários