domingo, 25 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Programa Morar Melhor inicia 2026 com entrega de 102 casas no Acupe de Brotas

O programa Morar Melhor iniciou 2026 com a entrega de mais 102 casas reformadas em Salvador. As obras foram concluídas no bairro do Acupe de Brotas e entregues na manhã desta sexta-feira (2), primeiro dia útil do ano. Esta é a segunda vez que a localidade é contemplada, totalizando agora 396 imóveis beneficiados na região.

A entrega contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que destacou o simbolismo de começar o ano com ações voltadas à melhoria das condições de moradia da população. “A gente começa o ano assim, com mais entregas do Morar Melhor, dessa vez aqui no Acupe de Brotas, região do Ogunjá. É para começar logo 2026 com o pé direito, fazendo o que a gente mais gosta, que é estar ao lado do nosso povo e da nossa gente”, afirmou.

Durante a visita, o prefeito esteve na residência da aposentada Renilda Gomes de Lima, de 66 anos, moradora do bairro há 37 anos. Segundo ele, o encontro com os moradores já virou tradição nas entregas do programa. “Tomamos um cafezinho aqui, como já é tradição, na casa de Dona Renilda, casa que foi totalmente reformada”, disse.

Dona Renilda relatou que o principal problema da casa era o banheiro, que apresentava más condições estruturais e dificultava o uso diário. “O banheiro aqui era muito precário, e foi todo reformado. Mudou o lugar da porta e do chuveiro. Antes, o banheiro era embaixo da escada, e aí tinha que vir primeiro o chuveiro e depois o vaso sanitário, era horrível”, contou.

Ela também destacou que havia infiltrações e mofo no imóvel, além de goteiras na parte superior da casa, onde mora um de seus filhos. “E sem contar que estava cheio de mofo, e eu não tinha como reformar nada. Lá em cima, na casa do meu filho, também tinha muita goteira. E agora tudo isso foi reformado, graças a Deus”, completou.

A intervenção contemplou dois imóveis da mesma família. Entre os serviços executados estão reforma completa do banheiro, reboco da laje, recuperação do telhado, pintura e outras melhorias estruturais. A última reforma da residência havia ocorrido em 2011, quando foi construída a laje.

“Foi uma bênção. Tudo o que eu pedi ao pessoal do Morar Melhor, tudo o que eu falei no dia do cadastro, eles fizeram. Lá em cima, era a reforma do telhado do meu filho. E aqui embaixo, o que eu mais queria era o banheiro. Ah, eu amei o meu banheiro!”, celebrou a moradora.

O prefeito Bruno Reis destacou que a obra atendeu a um desejo antigo da família e trouxe impactos diretos na saúde e no bem-estar. “O sonho de Dona Renilda era ter essa reforma e ter um banheiro melhor, que trouxesse mais dignidade para ela e para toda a sua família. Agora, com a obra, nós acabamos também com o mofo e com a infiltração”, afirmou. “Como ela me disse: ano novo, casa nova”, acrescentou.

Segundo a prefeitura, o Morar Melhor encerrou 2025 com mais de 60 mil casas reformadas em Salvador desde a criação do programa, há cerca de dez anos. Outras 2,8 mil residências já estão cadastradas e terão as obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2026.

“Esse é, sem sombra de dúvidas, o programa mais pedido da cidade. De todos os programas que a Prefeitura criou nessa última década, a iniciativa que as pessoas mais pedem é o Morar Melhor. E a explicação é óbvia: não tem nada mais sagrado do que a nossa casa”, concluiu Bruno Reis.

O Morar Melhor é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e tem como objetivo promover melhorias habitacionais em áreas de maior vulnerabilidade social. O programa garante mais conforto, segurança e dignidade às famílias, sem a necessidade de mudança do local onde vivem.

A escolha das localidades é feita com base em dados do IBGE, avaliações técnicas em campo e critérios como renda familiar, condições estruturais dos imóveis e predominância de famílias chefiadas por mulheres.

Arquivos