27 de julho de 2021 às 10:58
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Projeto Mais Grafite leva colorido do Tropicalismo para novos túneis da Linha Azul


Publicado em: 26/02/2018 10:08
Por: Da Redação


O Projeto Mais Grafite deu início à sua primeira intervenção do ano, com pintura dos acessos dos túneis que vão interligar as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, passando pela Avenida Luiz Vianna Filho (Paralela). Desta vez, o tema escolhido foi o Tropicalismo, movimento que é um marco em diferentes expressões artísticas. Coordenado pela Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o projeto surgiu com a proposta de dar vida a equipamentos urbanos do Governo do Estado, por meio da arte do grafite. A ação também promove a mobilização de estudantes de áreas de risco social com a realização oficinas teóricas e práticas.

O trabalho nos túneis foi iniciado na quinta-feira (22) pelos artistas do Coletivo Musas e convidados. Fazem parte do coletivo os grafiteiros Júlio Costa, Questão Almada, Marcos Prisk e Bigod. A ideia é utilizar muitas cores para reproduzir o espírito da Tropicália, movimento liderado na área da música por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Tomzé. A obra será concluída no próximo sábado (3), dia da inauguração da ligação Pinto de Aguiar/Gal Costa pelo governador Rui Costa.

Além da pintura dos túneis, o Mais Grafite deve retomar em março a realização das oficinas de Grafite em escolas da rede estadual. No ano passado, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, foram realizadas um total 14 oficinas, com a participação de cerca de mil jovens de escolas situadas na área de atuação do programa de promoção da paz social Pacto Pela Vida.

O início do programa foi marcado pela pintura de um painel no muro do Metrô, próximo à Estação Pirajá, realizada pelo grafiteiro ilheense Rildo Foge, conhecido nacionalmente. O painel retrata a evolução do transporte urbano na capital baiana, com imagens de antigos bondes, do Elevador Lacerda, entre outros equipamentos.

Contatos:

Jabes Soares (Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude) da SJDHDS – 71 71 9282-7638
Júlio Costa (Coletivo Musas) –  71 9234-2248

Comentários