23 de julho de 2021 às 20:09
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Revitalização de bibliotecas na rede estadual é apresentada em evento nacional


Publicado em: 23/03/2018 11:33
Por: Da Redação


Como parte da programação do 15º Encontro Técnico do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que acontece no Othon Palace, no bairro de Ondina, em Salvador, a Secretaria da Educação do Estado apresentou o trabalho desenvolvido nas bibliotecas das unidades estaduais e no desfazimento dos livros didáticos. O evento, que se encerra nesta sexta-feira (23), tem o objetivo de discutir, avaliar e planejar, de forma conjunta, a execução do PNLD, por meio de palestras, oficinas, discussões em grupo e coleta de sugestões de todos os participantes.

A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da secretaria, Alessandra Santana, falou sobre os métodos aplicados e ressaltou que a Bahia está entre os estados que seguem as diretrizes de desfazimento de livros didáticos orientados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Com a Portaria nº 359, de 20 de janeiro de 2011, da Secretaria da Educação do Estado, a Bahia se destaca por estar adequada às diretrizes do FNDE que orienta que os livros didáticos que precisam ser descartados devem ser disponibilizados aos estudantes, caso desejem, ou enviados a cooperativas devidamente cadastradas e reguladas dentro dos trâmites legais”.

Em relação às bibliotecas, Alessandra apresentou os resultados da revitalização e da implantação que aconteceram desde 2015 nas unidades do Estado. “Tivemos um total de 77 ações práticas que resultaram em revitalização ou implantação de bibliotecas nas unidades de Salvador ou região metropolitana. Também visitamos 283 escolas, na capital e interior, para realizar o diagnóstico e levantamento, avaliando as necessidades destas unidades em relação aos livros, mobiliário, entre outros”.

Comentários