Da Redação
O Sindicato dos Rodoviários de Salvador publicou nesta segunda-feira (18) o edital que comunica a deflagração de greve geral por tempo indeterminado da categoria. Segundo o documento, a paralisação pode começar à 0h01 de sexta-feira (22), caso não haja acordo entre trabalhadores e empresários do setor.
Uma nova reunião para tentar resolver o impasse e evitar a greve está marcada para esta terça-feira (19). A expectativa é de que o encontro avance nas negociações sobre as reivindicações apresentadas pelos rodoviários.
A publicação do edital ocorreu após a categoria confirmar o estado de greve durante assembleias realizadas na última quinta-feira (14). Na prática, a medida funciona como um aviso prévio e abre caminho para uma possível paralisação, já que a legislação exige comunicação com antecedência mínima de 72 horas.
Principais reivindicações
Entre os pedidos apresentados pelos trabalhadores aos empresários estão reajuste salarial de 5% acima da inflação, aumento do ticket alimentação com a concessão de 30 tickets mensais, redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias e revisão das chamadas cartas horárias.
Caso a greve seja confirmada, o sistema de transporte público da capital baiana poderá ser afetado nos horários de pico e em diferentes regiões da cidade. Até o momento, não houve divulgação sobre possível acordo entre as partes.
