Ministro da Casa Civil comparou números dos dois governos
Rui Costa, ministro da Casa Civil, reagiu às críticas que o ex-presidente Michel Temer (MDB) fez ao governo Lula, durante entrevista ao site Poder 360. Para o emedebista, o impasse sobre a alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) expõe a “falta de projeto” do petista.
“Li a declaração do Michel Temer sobre o governo do presidente Lula e fiquei sem acreditar na capacidade de distorção dos fatos. O governo Lula vem transformando a realidade do Brasil que encontrou literalmente de gavetas vazias e sem projetos estruturantes para o país”, iniciou o ex-governador da Bahia.
Em um longo texto publicado nas redes sociais, Rui Costa citou dados da economia para rebater o argumento de Temer e comparar os dois governos. “O PIB brasileiro cresceu em 2023 e 2024, 3,2% e 3,4%, respectivamente. Em 2017 e em 2018, o crescimento médio observado foi de 1,3% e 1,8%”.
“Enquanto em 2024 o resultado primário foi de -0,4% do PIB, a gestão Temer registrou déficits de quase 2% em 2017 e 2018. Essa baixa performance do PIB na gestão Temer se refletiu no mercado de trabalho. No último ano da sua gestão, o desemprego era de 13% para o trimestre fev-mar-abr, o dobro do valor atual (6,6)”, relacionou o ministro.
Ministro da Casa Civil, Rui Costa –