Quem anda pelos corredores da governadoria já sabe: o candidato do Chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do governador Jerônimo Rodrigues para a Prefeitura de Salvador é o atual presidente da Conder, José Trindade.
Mas José Trindade, que foi vereador pelo PSD e líder da oposição na Câmara de Vereadores na gestão de ACM Neto, permanece filiado ao partido, que tem Lídice da Matta como candidata declarada. Além disso, o diretório municipal do PT anunciou no início do mês os nomes do deputado estadual Robinson Almeida, da socióloga Vilma Reis e da presidente da Funarte, Maria Marighella, como possíveis candidatos do partido.
Mas isso não seria um problema e a estratégia de Rui Costa e Jerônimo seria ampliar as ações da Conder em Salvador e esperar a janela partidária se abrir para que Trindade saia do PSB e entre no PT.
Segundo a edição do jornal O Globo deste domingo (30), ao saber que o PT estava debatendo sobre a candidatura própria para a Prefeitura de Salvador, teria afirmado, numa rede social: “deveriam incluir a major também”. Seria uma referência a Denice Santiago, candidata que o então governador Rui Costa impôs ao diretório municipal para enfrentar o prefeito Bruno Reis, e que resultou num fiasco.
Vale ressaltar que o MDB tem um candidato pronto e com forte base eleitoral em Salvador, o vice-governador Geraldo Jr. que não esconde de ninguém seu desejo de concorrer à Prefeitura de Salvador, embora ressalte sempre sua disposição em negociar.
Segundo o jornal carioca, Rui Costa tem manifestado preferência por repetir a estratégia em 2024 e abrigar no PT um quadro “forasteiro”, que seria o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), José Trindade .
Os líderes do PT na Bahia consideram prematura e colocam como especulação qualquer articulação para as eleições de 2024, mas quem conhece política afirma que, se for verdade e considerando que Salvador terá o prefeito atual como candidato à reeleição e que trata-se de uma capital que jamais elegeu um prefeito do PT, tá na hora e colocar o time de Trindade na rua.