29 de junho de 2022 às 13:06
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

SAC Digital ganha nova ferramenta para facilitar a navegação na plataforma


Publicado em: 15/06/2022 14:30
Por: Redação Bahia Municipios com Agências Foto: Divulgação


O SAC Digital, plataforma de serviços eletrônicos do Governo do Estado, ganhou uma nova ferramenta para facilitar a navegação dos usuários: o SAC Facilita, que oferece conteúdos como vídeos e cartilhas para orientar, tirar dúvidas e oferecer informações aos cidadãos na hora de agendar um atendimento ou acessar um serviço digital.

Na página inicial do SAC Digital, os usuários encontram um banner do SAC Facilita. Basta clicar para ter acesso a todo o conteúdo. São vídeos tutoriais e cartilhas que trazem todo passo a passo de como utilizar os serviços. Os conteúdos são didáticos e fáceis de entender. A nova ferramenta pode ser acessada via web, a partir de um computador, e também pelo aplicativo de celular.

O SAC Digital foi lançado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em julho de 2018, com oferta modesta de serviços digitais e agendamentos. A ideia foi facilitar a vida dos cidadãos, criando uma plataforma digital que reunisse todos os serviços de Governo em um só canal, ao invés de cada órgão público oferecer atendimento de forma separada.

A plataforma foi um sucesso e passou a ampliar o leque de serviços de forma exponencial. O SAC Digital ofertava um total de 12 serviços, nos primeiros meses de operação. Atualmente, a plataforma saltou para um total de 490 serviços públicos, sendo que 57 destes estão disponíveis de forma inteiramente remota.

Entre os serviços disponíveis estão o RG Expresso, a impressão CRLV-e, CNH Definitiva, segunda via da carteira de habilitação e CTPS Digital, dentre outros. A maior prova de eficiência do SAC Digital é a demanda da população. A plataforma conta hoje com 4,6 milhões de cidadãos cadastrados e já ultrapassou a marca de 7 milhões de serviços prestados.

SAC Facilita – Com aumento da oferta de serviços no SAC Digital e um leque muito variado de tipos de serviço, a Superintendência de Gestão e Inovação (SGI), unidade da Saeb responsável pelo projeto, decidiu criar uma nova ferramenta que ajudasse os usuários da plataforma. Assim nasceu o SAC Facilita, para fornecer orientações, informações ou tirar dúvidas dos cidadãos.

Para acessar o SAC Facilita, basta clicar no banner da ferramenta, situado na home page do SAC Digital. O usuário será direcionado para a página do SAC Facilita, onde terá acesso a vídeos tutoriais e a cartilhas. Neste espaço, os cidadãos vão encontrar informações e material de apoio sobre os principais serviços, que podem ser consultados antes, durante e após o atendimento.

As orientações disponíveis no SAC Facilita servem para quem acessar a ferramenta via Internet, a partir de um computador, e também para aqueles que preferirem usar App do celular. Na página, os cidadãos também vão ter acesso a novidades e mudanças sobre a prestação dos serviços públicos operacionalizados na Plataforma, agendamento, ativação do cadastro, impressão de CRLV-e, solicitação do RG Expresso, dentre outros.

Comentários