segunda-feira, 15 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador inicia vacinação gratuita contra dengue nesta quinta-feira (15)

Primeira fase será apenas para pré-adolescentes entre 10 e 11 anos

Salvador vai começar nesta quinta-feira (15) a vacinação contra dengue. A campanha tem início por meio de um ato simbólico às 14h na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), que fica na Rua do Queimado, na Liberdade. A expansão para o público-alvo será a partir desta sexta (16), quando as doses vão ser ofertadas em 30 unidades de saúde de referência, distribuídas pelos 12 distritos da cidade, das 08 às 16h (unidades abaixo).

Essa primeira fase na capital baiana contemplará o esquema primário os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos; com o recebimento de novos lotes o público será ampliado gradativamente. Nessa faixa etária, a cidade conta 87.307 pessoas. A cidade recebeu nesta manhã o primeiro lote da vacina contra a dengue, com 56.493 doses.

Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.

Em dezembro do ano passado, o Brasil incorporou a vacina no SUS, tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Salvador contabiliza 158 casos confirmados de dengue na 6ª semana epidemiológica, entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro. O número representa redução de 65% das notificações quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 453 casos.

“Salvador está na contramão do Brasil que entrou em alerta para o aumento de casos de dengue, graças a uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses que promovemos ao longo dos últimos meses na nossa cidade. Intensificamos as atividades de monitoramento e prevenção, bem como reforçamos a conscientização sobre prevenção junto à população. A inclusão da vacina da dengue é mais ferramenta de extrema importância no SUS para se evitar casos graves da doença, principalmente óbitos. Com o avanço da imunização, esperamos que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível, mas o enfrentamento contra o mosquito Aedes deverá continuar sendo prioridade de cada cidadão”.

Confira as unidades com doses disponíveis:

ITAPUÃ

USF José Mariane

USF Aristides Maltez

SUBURBIO FERROVIÁRIO

UBS Sergio Arouca

USF Beira Mangue

USF Colinas de Periperi

USF Ilha de Maré

USF Paramana

USF Bom Jesus

CABULA-BEIRU

UBS Pernambues

USF Estrada das Barreiras

UBS Rodrigo Argolo

BARRA/RIO VERMELHO

Clementino Fraga

Multicentro Amaralina

LIBERDADE

UBS Maria Conceição

Santiago Imbassai

SÃO CAETANO-VALÉRIA

UBS Frei Benjamin

UBS Perícles Laranjeira

USF Boa Vista de São Caetano

BOCA DO RIO

USF Imbuí

PAU DA LIMA

USF JOÃO ROMA

PAU DA LIMA

USF GAL COSTA

USF SÃO MARCOS I

BROTAS

UBS Mario Andrea

USF Santa Luzia

CAJAZEIRAS

USF Cajazeiras V

USF Cajazeiras X

USF Cajazeiras XI

ITAPAJIPE

UBS Ministro Alckimin

USF Joanes Leste

CENTRO HISTÓRICO

Ramiro de Azevedo

Salvador inicia vacinação contra dengue Crédito: Divulgação

Arquivos