Da Redação
Salvador terá 700 novos ônibus incorporados ao transporte público até dezembro, em uma renovação que vai ampliar a presença de veículos com ar-condicionado no sistema. A primeira etapa começa neste sábado (19), com a apresentação de 326 coletivos que serão distribuídos entre mais de 140 linhas e cerca de 180 bairros.
A primeira etapa reúne 326 ônibus, que serão apresentados durante uma cerimônia às 8h, no Monumento Luís Eduardo Magalhães, na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A incorporação dos veículos será feita de forma gradual. Nesta primeira fase, os novos coletivos serão distribuídos por mais de 140 linhas e devem atender cerca de 180 bairros de Salvador.
Os outros veículos serão incorporados ao sistema nos próximos meses, com previsão de conclusão do cronograma até dezembro de 2026. A renovação alcançará diferentes áreas da cidade e faz parte do processo de atualização da frota.
Ar-condicionado
Com a entrada dos 700 ônibus, a Prefeitura estima que aproximadamente 80% da frota em circulação em Salvador terá ar-condicionado.
A climatização amplia a presença de veículos equipados com o recurso no transporte coletivo, uma das principais demandas dos usuários. A renovação também inclui veículos com tecnologia destinada a reduzir a emissão de poluentes.
Os novos coletivos contam ainda com motores no padrão Euro 6, tecnologia associada à redução de emissões de poluentes.
Entrega dos veículos
A apresentação do primeiro lote contará com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, além de outras autoridades.
A Prefeitura afirma que a renovação faz parte das ações de modernização do transporte público de Salvador, com substituição gradual dos veículos e adoção de tecnologias voltadas à melhoria da operação e à redução dos impactos ambientais.
A primeira etapa também contempla o transporte convencional e o sistema complementar. Segundo informações divulgadas sobre a entrega, os veículos serão distribuídos entre as empresas concessionárias e contemplarão linhas integradas a estações como Lapa, Mussurunga, Pirajá, Acesso Norte e Águas Claras.

