sábado, 24 fevereiro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador se transforma na capital menos quente do Brasil nesta quinta; entenda

Cidade passará ilesa pela ‘onda de calor’

Ainda não é caso de tirar o ventilador da velocidade três, botar um cropped de manga ou xingar o brother paulista que garante que não há frio na Bahia, mas a informação é verídica: Salvador é a capital menos fria do Brasil nesta quinta-feira (14).

“O fim está próximo”, resumiu Leo Passos em postagem no X, antigo Twitter, onde ele compartilhou a informação veiculada ontem no Jornal Nacional, da TV Globo.

Antes do alarde, entretanto, dois centavos de atenção na semântica: menos quente não quer dizer mais fria.

Acontece que, segundo o Climatempo, a temperatura máxima nesta nublada quinta-feira em Salvador é de 28ºC. Enquanto isso, todas as outras capitas brasileiras têm termômetros marcando temperaturas acima desta marca.

Um exemplo é a gélida Curitiba, que ostenta o posto de capital mais fria do país, poderá experimentar até 30ºC. Entretanto, a mínima por lá é de 18ºC, bem abaixo dos 25ºC de mínima na cidade da Bahia.

Apesar do parêntese, o novo status atingido alvoroçou os internautas na página Soteropobretano, no Instagram. “Triste que logo hoje não estou em Salvador e não vou pegar esse friozinho”, lamentou a jornalista Camila Marinho. “Vou tirar meu capote do armário”, anunciou Yani Kelly.

Teve até um raro gesto de empatia com os coirmãos sulistas. “Se aqui é a menos, imagine a mais quente”, indagou a tuiteira Grazita.

Ainda segundo o Climatempo, Salvador seguirá quase polar pelos próximos dias. Enquanto boa parte do Brasil enfrenta uma onda de calor, os soteropolitanos estão ilesos, ostentando temperaturas abaixo dos 30ºC.

Crédito: Acervo Correio

Arquivos