A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, realizará, no próximo dia 19, em Salvador, o 11º Encontro de Artesãs e Artesãos do Estado da Bahia. O evento, que marca as comemorações do Dia Mundial da Artesã e do Artesão, acontecerá das 10h às 17h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho.
Na programação, oficinas, homenagens, lançamentos e apresentações culturais dos grupos Bom Viver, de Cruz das Almas; Filhos da Terra, do município de Terra Nova; Celice Flores, Samba de Roda União Teodorense, Os Adams, Iza Sampaio, Ives Fers e Deboche Dance, da cidade de Teodoro Sampaio.
“O encontro vai reunir os profissionais do segmento para ações de qualificação e difusão de informações sobre as políticas públicas para o artesanato. Nosso objetivo é fortalecer a produção artesanal baiana, que é uma fonte importante de geração de renda e uma referência nacional pela qualidade e diversidade das peças”, ressalta a titular da Setre, Olívia Santana.
No último mês de janeiro, o governador Rui Costa autorizou o investimento de R$ 5 milhões para a publicização dos serviços de promoção e apoio à comercialização do artesanato baiano. Ao longo do ano, serão executadas ações de cadastramento e expedição da Carteira Nacional do Artesão; emissão do Selo Bahia Feita a Mão; lançamento de editais para participação em feiras nacionais; e instalação do Memorial do Artesanato.