Da Redação
Salvador recebe nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10) o IV Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS 2026), que terá como tema “Preservar é Prosperar”. O evento acontece no Hotel da Bahia by Wish, no Campo Grande, reunindo representantes do setor turístico, investidores, gestores públicos, universidades, startups e especialistas nacionais e internacionais.
Com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), a programação prevê debates, conexões estratégicas, rodadas de negócios e apresentação de soluções voltadas ao desenvolvimento do turismo sustentável.
Segundo o subsecretário da Secis, Walter Pinto Júnior, Salvador sediará o encontro pela primeira vez, reforçando o protagonismo da capital baiana no cenário turístico nacional e internacional.
“O debate vai contribuir com os desafios da gestão pública e dos setores produtivos sob a ótica do turismo sustentável e regenerativo. Somos um dos destinos mais procurados do país e uma cidade reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, o que torna urgente a discussão dos impactos das mudanças climáticas para a atividade econômica do turismo e para a preservação dos patrimônios naturais, materiais e imateriais”, afirmou.
O gestor destacou ainda que experiências realizadas em Salvador, especialmente durante grandes eventos, podem servir de referência para outras cidades.
“No meu painel, vou abordar as experiências nos grandes eventos da cidade, em especial o Carnaval, como modelo de evento sustentável que pode ser exportado”, acrescentou.
A programação contará com representantes de países como Dinamarca, Espanha, Portugal e Argentina, fortalecendo o intercâmbio internacional sobre temas ligados à inovação, economia circular, infraestrutura verde, gestão hídrica e promoção de destinos sustentáveis.
Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Henrik Bjørnager Jensen, COO da CLEAN, Danish Water and Environmental Cluster, Adriana Budeanu, professora da Copenhagen Business School, Jordi Solé, diretor da Agência Catalã de Turismo para a América do Sul, Rodrigo Espinosa, CEO da BQS Green Tech Cluster/Smart Beaches América, e André Nunes, managing partner da Beta-i Brasil.
Além dos painéis, o seminário promoverá uma rodada de negócios voltada à conexão entre municípios, empresas, operadores turísticos, investidores e startups interessadas em desenvolver projetos ligados ao turismo sustentável.
O presidente do Instituto para Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (INTUS), Ricardo Carvalho, destacou que o evento busca fortalecer parcerias entre governos, empresas e instituições acadêmicas.
“Queremos mostrar que preservar patrimônios naturais, culturais e históricos também é gerar prosperidade, oportunidades e desenvolvimento para os territórios e suas comunidades”, declarou.
A diretora executiva do INTUS, Viviane Suhet, afirmou que a realização do seminário em Salvador amplia a presença da cidade nos debates internacionais sobre sustentabilidade e inovação no turismo.
“O debate é especialmente importante para uma cidade que reúne alguns dos mais valiosos patrimônios culturais e históricos do país. Discutir turismo sustentável significa discutir o futuro dos destinos, a valorização das comunidades locais, a proteção dos recursos naturais e a construção de uma economia mais resiliente e competitiva”, pontuou.
A programação inclui ainda a Feira de Inovação e Negócios Sustentáveis, voltada à apresentação de soluções para hotelaria, cidades costeiras, infraestrutura sustentável e valorização do artesanato local.
O SITUS 2026 integra as atividades do Ambientaliza Salvador 2026, realizado entre os dias 25 de maio e 16 de junho.
