domingo, 21 julho, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Secretaria da Saúde da Bahia intensifica ações preventivas durante o Carnaval

Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados a partir desta quinta-feira (8), nos dois postos instalados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na capital baiana, no circuito do Carnaval. Com funcionamento a partir das 16 horas, as unidades estão estrategicamente situadas na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Milton Santos, em Ondina, a fim de atender o maior número possível de foliões. Já em Porto Seguro, o posto instalado na Passarela do Descobrimento inicia os atendimentos na sexta-feira (9), às 18 horas.
De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o foco é a prevenção e o cuidado com a saúde, “por isso estamos alertando a população a aproveitar a festa de forma responsável. A ação busca, assim, reduzir os índices de transmissão de ISTs e promover uma celebração saudável e consciente”, afirma a secretária. Além dos testes, serão distribuídos 1 milhão de preservativos masculinos e femininos, bem como material informativo sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas unidades instaladas nos circuitos da capital baiana, em pontos turísticos e em locais com grande fluxo de pessoas em Salvador, como o terminal marítimo, rodoviária e aeroporto.
Os postos de testagem estarão disponíveis durante todos os dias de Carnaval, com equipes capacitadas para realizar os testes, fazer os encaminhamentos em caso de resultado positivo e fornecer informações sobre prevenção e cuidados com a saúde sexual. Ao todo, 105 profissionais atuarão nas unidades em regime de escala, sendo a equipe formada por assistentes sociais, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, fisioterapeutas, sanitaristas, motoristas e assistentes administrativos.
Tratamento imediato – Os foliões que testarem positivo para sífilis terão à disposição o início do tratamento imediato, com a aplicação da penicilina benzatina (benzetacil). O medicamento combate de forma eficaz a bactéria causadora da doença. Quem reside em Salvador e tiver resultado positivo para HIV ou hepatites, já sairá do posto de testagem com uma consulta agendada nos serviços especializados e com garantia do início do tratamento. Aqueles que residem em outras localidades serão orientados a procurar os serviços de atenção básica ou atenção especializada em seus respectivos municípios.
Estatísticas – As Infecções Sexualmente Transmissíveis são um grande problema de saúde pública. Dados da Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (Divep) apontam que em 2023 foram registrados 2.844 casos de HIV, 17.390 casos de sífilis, 686 casos de HTLV e 1.509 casos de Hepatites A, B e C.
Foto: Leonardo Rattes

Arquivos