segunda-feira, 16 setembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Serviços ganham reforço para garantir o conforto de turistas e baianos

Setores público e privado investem para atender crescimento da demanda da alta estação

Um dos momentos mais aguardados do ano em Salvador é a chegada do Verão. Repleta de belezas naturais e riquezas históricas, a cidade reforça sua hospitalidade para receber visitantes de todo o país e do mundo ao longo da estação mais quente do ano. Com a expectativa de recepcionar 3,2 milhões de turistas até março, a capital baiana foi apontada como um dos destinos mais buscados nesta temporada por plataformas de reservas de passagens aéreas e hospedagens, superando São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Maceió.

Nos preparativos para receber o público visitante, que deve movimentar cerca de R$ 4,9 bilhões na economia local, a Prefeitura de Salvador buscou reforçar diversos serviços da cidade e proporcionar uma experiência cada vez melhor para baianos e turistas.

Um dos aspectos que vem ganhando cada vez mais investimento nos últimos anos é a qualificação de trabalhadores que atuam no comércio informal, através do programa Sou Salvador. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC) desde 2021, a iniciativa contribui para aperfeiçoar recepção e qualidade do atendimento de baianos e turistas. “Percebemos que o atendimento, principalmente dos ambulantes que trabalham nos pontos turísticos da cidade, vinha sendo alvo de críticas em aplicativos e plataformas digitais, por isso tivemos a ideia de formatar essa capacitação, que tem como foco aprimorar as capacidades desses profissionais”, afirma a titular da SEMDEC, Mila Paes.

Ao longo da capacitação, os trabalhadores têm acesso a aulas que abordam assuntos como o mercado informal no contexto turístico, marketing e vendas, hospitalidade/recepção e qualidade no atendimento, educação financeira, conhecimento das principais localidades turísticas do Centro Histórico e manipulação de alimentos e produtos. “Até o momento já foram capacitados mais de 1.300 ambulantes. Desde a implantação do programa, os objetivos vêm sendo alcançados, já que o número de críticas está caindo e os visitantes têm dado retornos cada vez mais positivos”, explica a secretária.

Capacita Salvador

Uma outra iniciativa voltada para a qualificação da mão de obra formal e informal da capital baiana, de olho nas oportunidades geradas pelo movimento turístico, é o Capacita Salvador, que oferece cursos rápidos e gratuitos. O programa realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (SECULT), através do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur), já formou 148 turmas em temas como turismo e hospitalidade, meios de hospedagem, alimentos e bebidas, agência de viagens e transporte. Os participantes são avaliados durante o processo de capacitação. Aqueles que demonstrem ter absorvido de forma satisfatória o conteúdo da ocupação, competência ou habilidade e, portanto, estão aptos para praticá-las são certificados.

Neoenergia reforça investimentos

Para dar conta do aumento da demanda na alta temporada do turismo, não só de Salvador como de outras regiões da Bahia, a Neoenergia também assumiu o compromisso de reforçar os seus serviços e o saldo disso foi um investimento de R$ 177 milhões em melhorias do sistema elétrico que atende as regiões que historicamente registram maior fluxo de pessoas nesta época do ano.

A operadora envolveu mais 900 profissionais na execução dos serviços e das manutenções preventivas em 32 municípios da Bahia, beneficiando mais de um milhão de consumidores e turistas que visitarão as cidades. Os locais foram mapeados por meio de uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), que indica as projeções do fluxo de visitantes em todo o estado.

De acordo com o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, os investimentos tiveram um acréscimo de mais de 30% em relação ao ano passado para este período, garantindo assim o conforto tanto de quem visita como de quem vive nas áreas de maior demanda turística do estado. “As belezas naturais da Bahia atraem milhões de turistas durante todo o ano, em especial no Verão. O aumento no fluxo de pessoas em regiões específicas demanda maior atenção da distribuidora nestas localidades. Sabendo disto, nos antecipamos e preparamos o sistema elétrico para a temporada, aumentando em 31% o valor investido para a época quando comparado ao Verão passado”, destaca.

Sou Verão de volta

O CORREIO está de volta com um dos seus principais projetos: o Sou Verão, que chega à sua 8ª edição nos dias 13 e 20 de janeiro oferecendo diferentes modalidades de esportes à beira-mar. A estreia dessa temporada será na praia de São Tomé de Paripe, onde a iniciativa oferecerá atividades gratuitas das 8h às 12h. No sábado seguinte, vai estar no Cristo e Farol da Barra, também no mesmo horário.

O público vai poder escolher entre as modalidades: beach tennis, canoa havaiana (na Barra), Tronox Training, futvolei, ioga, slackline, frescobol, step dance, altinha, SUP (em Paripe), skate e patins. Todas contarão com material de proteção e instrutores.

Alunos dos cursos de Hospitalidade, Camareira e Recepcionista realizado pelo Capacita Salvador no Candeal. Crédito: Ascom/Secult

Arquivos