quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

SJDHDS promove live sobre a importância da Comunicação para a Garantia dos Direitos LGBTQIA+

SJDHDS promove live sobre a importância da Comunicação para a Garantia dos Direitos LGBTQIA+
Na próxima segunda-feira (29), às 15h, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), por meio da coordenação de Políticas LGBT, promove a live “Orgulho LGBTQIA+ ao vivo: a importância da Comunicação para a Garantia dos Direitos LGBT”. O debate online, que será transmitido pelo Instagram da Secretaria, ficará por conta de Genilson Coutinho, fotógrafo e editor chefe do canal de notícias Dois Terços, e de Gabriel Teixeira, coordenador de Políticas LGBT da SJDHDS.
O debate é uma ação em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), celebrado no dia 28 de junho. O objetivo é promover espaços de diálogos de promoção aos direitos das pessoas LGBT´s, e convocar a sociedade para que, juntos as instituições de proteção e defesa desses direitos, possam fortalecer e ampliar essas discussões.
“A comunicação é um dos vetores mais importantes na disseminação do conhecimento, de forma a contribuir para a ressignificação de conceitos, padrões e comportamentos, especialmente através das redes sociais e dos veículos de comunicação. Por isso, a live em alusão ao Dia do Orgulho LGBT é muito necessária e importante para que os nossos direitos sejam aplicados e respeitados”, declarou Gabriel Teixeira.
 
Sobre a data

A data celebrada mundialmente marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquela época, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência. O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTQIA+ durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização da 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Arquivos