29 de junho de 2022 às 12:49
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

SJDHDS reforça o combate ao trabalho infantil e a exploração sexual infatojuvenil com ações itinerantes pelo Estado


Publicado em: 18/05/2022 9:37
Por: Redação Bahia Municipios com Agências Foto: Divulgação


O combate ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes na Bahia é uma temática que vem sendo intensificada por ações da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Através da ação “Cinema na Praça”, crianças, jovens, adolescentes e adultos de diversos municípios do estado estão recebendo sessões de filmes temáticos de alerta e combate a essas violações de direitos.
Durante a ação, que este ano já contemplou os municípios de Capela do Alto Alegre, Casa Nova, Sobradinho, Ipirá, América Dourada, Amargosa e Santo Antônio de Jesus, são exibidos o curta-metragem brasileiro “Vida Maria” (2007) e o filme americano “Abominável” (2019), com direito a pipoca e atividades lúdicas. Na próxima terça-feira (24), será a vez de Juazeiro receber a ação, que faz parte da campanha de fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que tem como tema: “Da primeira infância à pessoa idosa, aqui tem cuidado tamanho G”.
“A exploração sexual e o trabalho infantil são duas das piores formas de violência contra crianças e adolescentes. É uma grave violação que rouba a infância e ceifa vidas, tirando o direito destas à saúde, educação, lazer, convivência social e familiar e tantas outras mais. Por isso, estrategicamente, estamos realizando essa ação itinerante e lúdica, para debater com a sociedade o tema, alertar  para as redes de proteção, orientar as famílias e as próprias crianças sobre essa questão, além de incentivar a denúncia para combater esses crimes”, afirmou o secretário Carlos Martins, titular da SJDHDS, que acompanhou de perto as ações em alguns municípios.
Essa é a segunda edição de Cine Truck, que conta com apoio das Prefeituras Municipais, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Social. A primeira foi realizada no final do ano passado, entre os dias 03 e 12 de dezembro, nos municípios de Iaçu, Marcionílio Souza, Andaraí, Wagner, Palmeiras, Ibipitanga e  Botuporã.
“Neste ano, os filmes também estão sendo exibidos em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data simbólica e importante com grande mobilização nacional –  através do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes -, que incentiva todos os órgãos de proteção e defesa dos direitos inafantojuvenil e a sociedade civil a realizarem ações que visem alertar a população sobre a necessidade da prevenção à violência sexual”, reforçou a superintendente de Assistência Social/SJDHDS, Leisa Sousa.

Comentários