sexta-feira, 1 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

SOBEJO usa arte para discutir violência contra mulher negra

Sua proposta visa discutir as violências de gênero e raça por meio de ações culturais e expressões artísticas

A circulação da segunda edição do projeto “SOBEJO Arte e Empoderamento – As Vozes que ecoam na periferia” continua e, desta vez, sua estreia acontece no Colégio Estadual Barros Barreto, no bairro de Paripe, na próxima quinta e sexta-feira (07 e 08). Sua proposta é discutir e conscientizar sobre as violências de gênero por meio do teatro, poesia, literatura, audiovisual e da militância feminina. A ideia e a direção são assinadas pela atriz e produtora Eddy Veríssimo e a coordenação técnica é realizada pelo o ator, cenógrafo e figurinista Luiz Buranga. Todas as ações são gratuitas.

A programação inicia no dia 07, às 9h, com a exibição da websérie SOBEJO: Processo Indeferido, de cinco episódios, que trata das variadas violências sofridas por mulheres – física, moral, patrimonial, sexual e psicológica -, seguido de atividades pedagógicas a partir das práticas metodológicas da mediação cultural, realizada pela artista-pesquisadora Eddy Veríssimo. Às 15h, acontecem os saraus poéticos com apresentação de mulheres negras poetas da periferia.

Na sexta-feira (08), às 15h, o público acompanhará o espetáculo solo “SOBEJO”, que nomeia o projeto, é um monólogo estrelado por Eddy Veríssimo e conta a história de Georgina Serrat, uma mulher que vê sua dignidade, felicidade e sonhos frustrados quando descobre no casamento a face violenta do marido. Há em sua proposta um chamamento ao público a não se calar perante a todas as formas de violência que uma mulher está suscetível: física, moral, sexual, patrimonial e psicológica.

O projeto “SOBEJO – Arte e Empoderamento: As vozes que ecoam na Periferia” foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Foto: Diney Araújo

Arquivos